No passado dia 4 de junho, o Coral “ENSAIO” da Póvoa de Varzim participou no II Concurso de Coros de Coimbra, que se realizou no Convento de S. Francisco. Foi de forma brilhante que, mais uma vez, se fez ouvir, perante a exigência de um júri e os vários coros presentes, levando a Póvoa de Varzim até à histórica cidade universitária.
Este concurso, tendo em vista dinamizar e divulgar a música coral, mormente o repertório coral português, torna-se enriquecedor dessa tradição vincada entre nós. A sua realização deveu-se ao grupo local, o Coro Carlos Seixas, nome que homenageia o destacado compositor e organista, conimbricense, José António Carlos Seixas (1704-1742).
Mediante o estabelecido em regulamento, os coros inscritos sujeitaram-se à avaliação de um júri composto por cinco prestigiados maestros: João Santos, Aoife Hiney, Vasco Negreiros, Pedro Teixeira e Eugénio Amorim que era o presidente. Numa primeira fase houve a pré-seleção que, de entre os muitos coros inscritos, portugueses e estrangeiros, determinou a passagem de oito coros para a segunda fase, entre os quais estava incluído o Coral “ENSAIO” da Associação Pro-Música da Póvoa de Varzim.
Após o prévio ensaio e o sorteio que determinou a ordem de apresentação dos grupos, na segunda fase, a tarde foi preenchida com a exibição de cada coro com a apresentação de: uma obra obrigatória; outra à escolha, dentro do repertório do canto tradicional português harmonizado, “a capella”, e outra livre, “a capella” ou com acompanhamento instrumental. Na sua vez, o Coral “Ensaio” interpretou: a Canção da Vindima (popular portuguesa e harmonização de F. Lopes-Graça); a peça obrigatória, Espera-me (Música de Paulo Bernardino e poema de Sophia de Mello Breyner Andresen) e, finalizando, o Locus iste (Anton Bruckner). Foi uma interpretação brilhante, criteriosa, em cada obra, e dentro dos cânones normais de apresentação, sem adereços vistosos. O concurso encerrou com uma Gala onde desfilaram os três coros premiados e o anfitrião, finalizando com a interpretação conjunta da peça obrigatória.
Parabéns ao Coral “Ensaio” e ao seu diretor Tiago Carriço por esta “experiência incrível que deixa muitas memórias, lança muitos desafios e… muita vontade de repetir”. Salienta-se, agradecidos, o apoio da Associação Pro-Música da Póvoa de Varzim, sem o qual não seria possível este feito que nos orgulhou.
José Nogueira da Mata
04/06/2022