Voz da Póvoa
 
...

Prémio Pessoa 2022 para João Luís Barreto Guimarães

Prémio Pessoa 2022 para João Luís Barreto Guimarães

Cultura | 15 Dezembro 2022

 

O poeta João Luís Barreto Guimarães venceu Prémio Pessoa 2022, uma distinção atribuída pelo jornal Expresso e Caixa Geral de Depósitos.

O poeta e cirurgião plástico do Hospital de Gaia, tornou-se assim, esta quinta-feira, o 36.º vencedor do Prémio Pessoa, no valor pecuniário de 60 mil euros.

“O importante mesmo é passar a ficar ligado ao grande poeta Fernando Pessoa”. Disse João Luís Barreto Guimarães, autor do livro “Movimento” publicado em 2020.

Recordamos que o poeta recebeu em maio deste ano, o Prémio de Literatura DST, que juntou ao prémio de poesia António Ramos Rosa.

Esta é a quarta vez que é distinguido um nome da poesia portuguesa, juntando-se João Luís Barreto Guimarães a Herberto Helder, Manuel Alegre e Vasco Graça Moura, também galardoados em anteriores edições.

João Luís Barreto Guimarães nasceu no Porto há 55 anos, publicou mais de uma dúzia de livros de poesia, mostrou-se pela primeira vez na coletânea “Há violinos na tribo” editada em 1989. A sua obra, que tem sido distinguida a nível nacional e internacional, está traduzida e editada em países como os Estados Unidos, República Checa, Espanha ou Egito, entre outros. O poeta tem participado várias vezes no encontro de escritores de expressão ibérica Correntes D'escritas.

Recordamos que o Prémio Pessoa distinguiu uma vasta lista de personalidades da vida artística, cultural e científica portuguesas.

partilhar Facebook
308/joao-luis-barreto-guimaraes.jpg
1851/6-4.jpg
Banner Publicitário