Voz da Póvoa
 
...

Póvoa de Varzim – Boletim Cultural – Volume 53/2021

Póvoa de Varzim – Boletim Cultural – Volume 53/2021

Cultura | 29 Dezembro 2021

 

Este ano, assim como em 2020, devido à presente situação pandémica, não haverá apresentação pública do Póvoa de Varzim – Boletim Cultural. O Volume 53 pode ser adquirido, a partir do dia 29 de dezembro, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto e nos locais de venda habituais – Diana Bar, Museu, Arquivo, Turismo e Centro de Atendimento Municipal. 

A ilustração da capa desta edição remete-nos para um dos seus temas principais: o centenário da Seara Nova (1921-2021), uma das revistas mais importantes do século XX português, onde o poveiro Ezequiel de Campos colaborou durante longos anos, publicando-se, ainda, no seu número 21, o texto “Apelo à Nação”, manifesto subscrito por Caetano Vasques Calafate e por outras sessenta personalidades nacionais. 

O envolvimento de Ezequiel de Campos no projeto Seara Nova é amplamente tratado por Jorge Fernandes Alves (FLUP/CITCEM), apresentando Conceição Meireles Pereira (U.Porto/CITCEM) um minucioso estudo sobre a ação de Vasques Calafate, enquanto dirigente da Comissão Executiva da Câmara Municipal, no início dos anos 20. 

No seguimento destes dois artigos, surge um outro estudo sobre a imprensa periódica poveira – Adriano Cerejeira apresenta-nos em detalhe a história da Gazeta da Povoa de Varzim, o primeiro jornal publicado na Póvoa, há cerca de 150 anos. 

Outras efemérides são, também, rememoradas nesta edição: o 70.º aniversário da Capela Marta, fazendo o seu atual maestro, Tiago Pereira, um esclarecedor retrato do coro que sempre acompanhou, que tanto estudou e que muito bem conhece; o meio século de ausência de um dos maiores mestres de música que a Póvoa viu nascer – Alberto António Gomes, tema tratado por sua filha Maria Alberta Gomes; os 20 anos sobre o desaparecimento do Capitão Armindo Torres Teixeira, revelando-nos Sofia Teixeira, sua filha mais nova, uma faceta pouco conhecida deste militar argivaiense. 

O artigo de Maria da Conceição Nogueira fecha o registo de acontecimentos memoráveis desta edição, chamando a atenção para o centenário de Agustina Bessa-Luís, efeméride que será celebrada em 2022. A Diretora do Póvoa de Varzim centra o seu trabalho na relação de Agustina com a Póvoa, onde a escritora assumidamente viveu «os passos mais prometedores da [sua] vida, entre o sagrado e o profano». 

Segue-se o artigo de Franquelim Neiva Soares, sobre S. Pedro de Rates e a sua comenda, da Ordem de Cristo, à qual pertenceu o vasto Casal de Gesteira, em Beiriz. 

É com um artigo duplamente assinado que termina a primeira parte deste Volume 53. Maria de Jesus Rodrigues e Alberto Oliveira traçam a biografia de Ana Dias da Silva, a Cabelo de Rato, a primeira figura poveira a quem foi reconhecido o estatuto de herói. 

A edição deste ano inclui, também, um Dossier dedicado à Covid-19. Seis abalizados autores refletem sobre os efeitos da pandemia na Póvoa, nos principais setores da sociedade. Luís Diamantino (Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim) põe em evidência as consequências desta pandemia na esfera da Cultura, seguindo-se mais cinco artigos sobre Educação, Judiciário, Religião, Saúde e Sociologia, respetivamente assinados por Eduardo Lemos (diretor da Escola Secundária Eça de Queirós), Nuno Sá Maia (advogado), Nuno Rocha (pároco das Igrejas de S. José e de Nossa Senhora da Lapa), Ivone Fonseca (médica) e José Macedo Vieira (médico e ex-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim). 

Na terceira parte do Póvoa de Varzim – a Vária, destacam-se alguns eventos marcantes, ocorridos entre 2020/21 – a inauguração da Exposição comemorativa dos 50 anos do Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates; o lançamento da reedição de As bodas de uma poveira (livro de Cândido Landolt); os 30 anos do bota-abaixo da Lancha Poveira Fé em Deus; a assinatura do termo de doação da biblioteca particular do Professor Doutor António Carlos dos Santos ao Município da Póvoa de Varzim. 

A revista tem o preço de capa de 15,00€; para os assinantes 13,00€. 

partilhar Facebook
1177/Boletem_Cultural_1.jpg
1177/BCPV_53.jpg
Banner Publicitário