Voz da Póvoa
 
...

Poesia de Ana Luísa Amaral na Feira do livro

Poesia de Ana Luísa Amaral na Feira do livro

Cultura | 19 Agosto 2022

 

Não partiu sem contar, como nunca hesitou na hora de escrever poesia, teatro, ficção, contos infantis e ensaio. Ana Luísa Amaral nasceu a 5 de Abril de 1956, em Lisboa, mas viveu grande parte da sua vida no Porto. A sua obra está traduzida e publicada em diversas línguas e países. Entre muitos outros, venceu o Prémio Literário Casino da Póvoa - Correntes d’Escritas e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana. Traduziu Emily Dickinson, William Shakespeare ou Louise Glück. Foi professora na Faculdade de Letras do Porto.

O sol brilhava quando a notícia chegou, a 5 de Agosto de 2022. A literatura universal não ficou mais pobre, porque enriquece sempre que passa a humanidade criativa de quem nasce para o mundo e deixa ficar o seu legado, a sua inquietude aos presentes e vindouros.
 
Contudo, a perda de uma presença assídua no Encontro de Escritores de Expressão Ibérica Correntes d’ Escritas, deixa sempre uma dorida saudade, que se fez voz no dia 10 de Agosto, na Feira do Livro da Póvoa de Varzim.
 
Ana Luísa Amaral ouviu-se na voz de Adélia Carvalho, Raquel Patriarca, Aurelino Costa, Manuel Ribeiro, Luís Diamantino, Isaque Ferreira, João Rios, José Carlos Vasconcelos, Luís Carmelo, Donzília Martins, entre outros intervenientes, todas entre os acordes da guitarra e da harmónica de José Peixoto. O frio não arrefeceu os corações nem foi capaz de afastar algumas dezenas de pessoas que sentem os livros e os seus autores.

partilhar Facebook
Banner Publicitário