Ler é saber mais, partilhar é deixar o que já leu e levar para ler. Este gesto pode fazê-lo no Mercado Municipal.
A Lipor lançou o desafio e o Município deu-lhe asas, e no dia 19 de Novembro, disponibilizou uma “Estação de Bookcrossing” no Mercado Municipal.
Os livros ali depositados são todos em português, isso não quer dizer que não possa lá deixar outras línguas escritas. Para que saiba, trata-se de um equipamento que agrupa um conjunto de livros. No local pode ler-se numa placa, uma pequena memória descritiva do projecto e o acesso a um QRCode, que deverá ser utilizado pelos utilizadores desta estação de livros para permitir avaliar a aceitação desta acção e o impacto que poderá ter na comunidade leitora poveira.
Segundo informa a Autarquia, “estas pequenas bibliotecas, disponíveis para colaboradores e visitantes do Mercado Municipal, permitem a cada pessoa deixar na estação livros que já leu e que, ao invés de os deixar sem uso ou deitar fora, partilhe os mesmos com outros membros da comunidade. A organização incentiva a que traga e levante obras de literatura portuguesa ou estrangeira, livros técnicos, banda desenhada, culinária, entre outros. Apenas os manuais escolares não são incluídos nesta iniciativa”.
Também é importante referir e destacar que “a estante foi inteiramente produzida a partir de materiais reutilizados, provenientes do descarte em Ecocentro, pelas mãos de utentes da Oficina do Hospital Joaquim Urbano – Porto”.
Como ler faz bem, participe também.