Voz da Póvoa
 
...

“Piano Solidário” da Escola de Música Apresentou-se em Cantanhede

“Piano Solidário” da Escola de Música Apresentou-se em Cantanhede

Cultura | 1 Fevereiro 2023

 

No dia 28 de Janeiro, 34 alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim (EMPV) deslocaram-se a Cantanhede, para a realização de mais um concerto “Piano Solidário".

O evento teve a participação dos alunos da classe de piano do professor Guilherme Cancujo e de alguns alunos convidados com idades compreendidas entre os 4 e os 22 anos. O Concerto decorreu no “Auditório S. Pedro” na cidade de Cantanhede numa parceria conjunta entre a EMPV, Câmara Municipal de Cantanhede (CMC), Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (CMPV) e Associação António Fragoso (AAF).
 
O bilhete de acesso teve o custo de 4 euros. O montante angariado foi doado à AAF para que continue o seu trabalho de recuperação e divulgação da obra do grande pianista e compositor António Fragoso que faleceu precocemente em 1918, vítima de Gripe Pneumónica, com apenas 21 anos.

A comitiva poveira deslocou-se em dois autocarros e para além do concerto, o dia ficou também marcado pela visita ao museu da pedra e à Casa-Museu de António Fragoso com apontamentos musicais no piano original do compositor, construído há mais de 130 anos e que se encontra em excelente estado de conservação.

Sílvia Costa, Vereadora do Ambiente, Polícia Municipal e Proteção Civil, da CMPV, marcou presença no evento e no final enalteceu “a importância da iniciativa” realçando não só a performance e talento de todos os alunos, como “o apoio da EMPV e dos pais na sensibilização dos mais jovens relativamente às causas solidárias”. 

Por seu lado, a CMC fez-se representar pelo Vice-Presidente e Vereador do pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, que agradeceu a escolha de Cantanhede para acolher esta iniciativa referindo que “foi também uma forma muito valiosa para o estreitamento do relacionamento entre as duas autarquias”.
 
Eduardo Soares, presidente da AAF, indicou que “o montante angariado é uma importante ajuda e será utilizado na concretização do plano de actividades da associação para o presente ano civil”.

O concerto teve a duração de cerca de duas horas, tendo no final as entidades promotoras, assim como todo o público presente, elogiado a excelente prestação e o elevado nível artístico apresentado pelos jovens pianistas poveiros.

partilhar Facebook
Banner Publicitário