Voz da Póvoa
 
...

PHOTOgraphia Fez-se Instalação na Biblioteca

PHOTOgraphia Fez-se Instalação na Biblioteca

Cultura | 10 Agosto 2021

A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto inaugurou no sábado, na sua galeria de artes, a exposição/instalação “Photographia” de Rui Sousa. Trata-se de uma viagem pelo tempo da fotografia e dos objectos que a registam e se revelam aos nossos olhos. Depois, o imaginário é seu.

Luís Diamantino, Vice-presidente e vereador da Cultura, destacou que, “a nossa amizade perdura para além do trabalho. O Rui Sousa escreve imagem, onde cada um de nós pode encontrar uma história. As fotografias indicam-nos os lugares da nossa memória. Passamos e não vemos, mas o fotógrafo olha o pormenor, o detalhe que nos escapa. É a arte ao serviço do nosso imaginário”.

Por seu lado, Rui Sousa acrescentou que a sua felicidade encontrava reflexo em todos nós: “Agradeço terem vindo ver o que eu vejo quando olho as minhas imagens. A fotografia pertence à minha memória que será também a vossa, a partir de agora. Agradeço a toda a gente que acreditou e que me apoiou. Para além da família não podia deixar de agradecer ao Luís Diamantino, à Manuela Ribeiro, à Lurdes Adriano e em especial ao amigo João Paulo, que continua a dar vida à centenária loja Foto Neta”.

Depois de uma visita à exposição/instalação, houve lugar ao Painel “Penso na fotografia enquanto terapia”, com Constança Marafona, Eduardo Faria, Hélder Jesus e moderação de Rui Sousa. Fotografia, verdade / ou mentira. Redes sociais / Restaurar e arquivar.

No catálogo da exposição pode encontrar estas linhas DA INQUIETANTE VERDADE FOTOGRÁFICA
Numa época em que as mundividências se multiplicam (e propagam) à velocidade da luz, a arte de fotografar tornou-se, porventura, o ramo de expressão artística cujo poder de concepção, técnica e modelo compositivo mais agilizaram o processo de improbabilidade que faz do real quotidiano o modo de representação mais em evidência no quadro mediático, não fossemos, como observou Ruy Belo, o poeta: “seres olhados”; e a vida, segundo o neurocientista António Damásio: “o acontecimento principal do mundo natural”.

Exposição/Instalação de Photographia na Biblioteca Municipal pode ser visitada até 28 de Agosto.


Texto: José Peixoto / Fotografia: João Brites

partilhar Facebook
Banner Publicitário