Voz da Póvoa
 
...

Pela Feira passou um livro ‘Leve’

Pela Feira passou um livro ‘Leve’

Cultura | 22 Agosto 2023

 

Foram muitas as iniciativas promovidas pela Feira do Livro, que decorreu entre os dias 28 de Julho e 15 de Agosto, mas a apresentação de novos livros à procura de leitores é a principal razão que pode fazer sobreviver qualquer evento literário. Ler no ecrã é despir a criatividade do objecto, quantas vezes belo, quantas vezes feito de arte e com arte. Temos a obrigação de perceber que a modernidade não é forçosamente sinónimo de evolução.
 
Quando Maria Luiza Beck Pombo, escritora brasileira, a viver em Portugal há mais de duas décadas, escreveu em prosa-poética “Leve – O que o tempo não leva”, estaria apenas a contar percursos interiores das suas partilhas e vivências, mas ao mesmo tempo, sem que o grito, a dor, a felicidade, o amor contestassem a viagem da memória, acrescentava à literatura um outro passo, uma outra direcção para o sonho, sem nunca se afastar do passado que nos enobrece.

  Na noite, de 3 de Agosto, a escritora revelou-se sem segredo às questões de Aurelino Costa, explicando os caminhos da sua escrita autobiográfica para um público que, sem ser numeroso, compareceu entre a noite e o frio.

Depois, sem filtros, Maria Luiza Beck Pombo e Aurelino Costa, entre os sons da guitarra de José Peixoto, ofereceram as palavras de alguns textos-poema do “Leve – O que o tempo não leva”.

Fotos: Rui Sousa

partilhar Facebook
Banner Publicitário