Voz da Póvoa
 
...

Para a Carta Metropolitana a Cultura é um Investimento

Para a Carta Metropolitana a Cultura é um Investimento

Cultura | 2 Abril 2023

 

O Cine-Teatro Garrett foi na quinta-feira, 30 de Março, o centro de discussão pública da Versão Zero da Carta Metropolitana para a Cultura, a última das 17 que transitaram por todos os Municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP).

Na órbita de uma democracia participativa, ouviram-se os contributos da sociedade civil e, em particular, dos representantes das associações culturais locais.

A sessão foi conduzida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Vereador da Cultura, Luís Diamantino, e pelo Secretário da Comissão Executiva Metropolitana do Porto, João Carapeto. Ambos deram exemplos concretos de iniciativas culturais, já adoptadas no seio da AMP. É o caso do Cor(p)o Metropolitano e o Sons no Património, que trouxe, no ano passado, Ana Bacalhau e o Quarteto Verazin à Praça do Foral, no Centro Histórico da vila de São Pedro de Rates.

Durante a sessão, foram apresentadas diversas sugestões e críticas positivas à Versão Zero da Carta, nomeadamente ao nível da inclusão de referências a recursos, aos artistas amadores e a medidas que possa atrair mais público para os eventos culturais. Foi também sugerida a criação de um Cartão Andante para a Cultura.

No final, Luís Diamantino lembrou o apoio contínuo do Município às associações culturais do concelho, “responsáveis pelo dinamismo da nossa massa associativa”. Por sua vez, João Carapeto afirmou que “a cultura é vista como um investimento e não como uma despesa pelos Municípios, o que levou a que actualmente 3% do orçamento da AMP seja inteiramente alocado a este sector”.

partilhar Facebook
2083/Carta_Metropolitana.jpg
615/Garret_IMG_4656.jpg
Banner Publicitário