A Fundação Gramaxo de Oliveira, em Matosinhos inaugurou, no dia 17 de Fevereiro, a Exposição: Olhares Cruzados - Livros de Artista a partir do poema de Cesário Verde “Sentimento dum Ocidental”. O espaço foi escasso para acolher todos os interessados em cruzar olhares sobre as obras expostas.
Após a abertura da sessão por Afonso de Barros Queiroz, Presidente da Fundação, a Professora Margarida Pereira, Directora da Escola Secundária Augusto Gomes, de Matosinhos, agradeceu a colaboração da Fundação e apresentou a exposição, felicitando os alunos-artistas e salientando a felicidade da Escola, e em particular, a felicidade dos professores pelo nascimento de obras de arte pelas mãos dos seus alunos. Salientou ainda, que, assim exposta nesta linda iniciativa, é a arte que aproxima o público e a escola.
Os trabalhos expostos refletem o olhar dos alunos da escola secundária Augusto Gomes, do 12º ano de Artes Visuais (ano letivo 23-24), a partir do poema de Cesário Verde (1855-1886), O Sentimento dum Ocidental.
Na sua deambulação pela cidade de Lisboa, o poeta “pinta” ao pormenor um espaço opressor e decadente, destacando, com o seu olhar, os mais desfavorecidos da sociedade do tempo.
Os alunos sentiram o poeta. Interpretaram as suas palavras e imaginaram espaços, tempos e personagens. Assim, a exposição mostra como diferentes perspetivas artísticas resultaram em trabalhos extraordinários, marcados pela criatividade e pela singularidade estética. Os olhares cruzaram-se e a Arte aconteceu, pelas mãos de: Ana Fernandes, Ariana Ribeiro, Beatriz Pacheco, Beatriz Soares, Bruna Santos, Clara Mendonça, Diana Ribeiro, Graça Barbosa, Isabella Silva, Joana Cunha, Leonarda Armindo, Leonor Sampaio, Leonor Silva, Leonor Vieira, Linda Almeida, Mafalda Barbosa, Matilde Britan, Rafaela Braga, Rafaela Guerra, Rita Ferreira, Rita Rodrigues, Rita Santos e Sofia Almeida.
As harmoniosas melodias, alegres e melancólicas, do violino da delicada e virtuosa artista Oksana Kurtask acompanharam os participantes ao longo da sessão que contou com a honrosa presença do Prof. Levi Guerra, que, além de reputado médico, é também pintor e pedagogo.
Fotos: Rui Sousa