Voz da Póvoa
 
...

Oleksandr Prokopenko Expõe “Azul, amarelo, sangue.”

Oleksandr Prokopenko Expõe “Azul, amarelo, sangue.”

Cultura | 31 Dezembro 2022

 

O Vento do Leste trouxe até A Filantrópica “Azul, amarelo, sangue.” De Oleksandr Prokopenko. A exposição será inaugurada a 7 de Janeiro de 2023.

A curadoria é de Ana Romero que escreveu: “Alex Prokopenko possui uma ilimitada fonte de inspiração, alimentando-se do seu passado clássico e rigoroso (estudou na Universidade de Belas Artes de Moscovo) e, deste modo, é natural que o conteúdo formal das suas obras reproduza uma reflexão sobre o passado e o presente, sem deixar de pensar no futuro com grande determinação. Sonha, assim, com uma cultura sem complexos nacionalistas, materializada na forma como integra discursos estéticos que o senso comum poderia considerar antagónicos. Poder-se-á afirmar que a sua visão do mundo não aceita a subserviência ou o destino, antes o constrói, criando um discurso estético imaginativo e de carácter universal”.

Oleksandr Prokopenko nasceu a 5 de Julho de 1968, em Kamienets-Podolsky, na Ucrânia. Filho de mãe médica e de pai artista plástico, desde pequeno que manifesta uma grande paixão pela pintura, seguindo os passos do seu pai.

Inicia a sua formação artística na Escola de Belas Artes de Kamienets-Podolsky. Frequenta a Universidade de Belas Artes em Moscovo. Pinta incansavelmente, até hoje.

“Em 2001 imigrei para Portugal, trabalhando na construção civil. Apesar de ser uma profissão muito dura, nunca deixei de pintar, no pouco tempo livre que tinha. Hoje dedico-me somente à pintura. Nas minhas obras a influência do realismo é notória, assim como outros estilos, pois segundo as minhas pinturas não tem fronteiras, uma vez que alio o antigo ao contemporâneo”, revela Oleksandr Prokopenko.

A exposição “Azul, amarelo, sangue.” Mostra-se ao público no dia 7 de Janeiro às 16h00, e pode ser visitada até ao dia 5 de Fevereiro, de segunda a sexta-feira das 15h00 às 19h00.

partilhar Facebook
1900/Expo-Alex-Prokopenko-jan-2023.jpg
1900/Expo-Alex-Prokopenko-ja-2023.jpg
1900/Expo-Alex-Prokopenko-j-2023.jpg
Banner Publicitário