Voz da Póvoa
 
...

Obra de Régio Volta à Fundação Gramaxo de Oliveira

Obra de Régio Volta à Fundação Gramaxo de Oliveira

Cultura | 23 Julho 2022

 

OS ESCRITOS DE JOSÉ RÉGIO EM PROCESSO:

DO BORRÃO DO AUTOR ÀS MÃOS DO LEITOR

 

No ano em que se assinalam 25 anos de atividade do CENTRO DE ESTUDOS REGIANOS, de Vila do Conde, em prol do estudo, apoio à investigação e divulgação da obra literária e plástica de José Régio, o CER continua a celebrar a memória do grande intelectual vilacondense, em vários locais de cultura nacionais e estrangeiros.

No passado dia 20 de julho pelas 17h00, foi apresentada, na Fundação Gramaxo de Oliveira em Matosinhos, a Exposição Os escritos de José Régio em processo: do borrão do autor às mãos do leitor, cujas palavras de abertura estiveram a cargo da Professora Doutora Isabel Ponce de Leão.

Trata-se de uma mostra composta por doze painéis onde são analisados e revelados alguns momentos do intenso e até “doloroso” processo de elaboração da escrita literária do autor, por vezes, torrencial e complexo no decorrer de décadas. As anotações e correções à margem das páginas dão conta das sucessivas reformulações por que passaram os manuscritos até ao momento de dar por terminada a obra para entrega na tipografia. Nesta exposição fica, uma vez mais, patente a importância do desenho como complemento da construção da escrita literária regiana.

A exposição estará disponível ao público até 30 de julho e pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 14.30 às 19H., na Rua Brito Capelo, nº 548 em Matosinhos. A entrada é livre.

 

Isabel Cadete Novais

CER, 22/julho/2022

partilhar Facebook
Banner Publicitário