Voz da Póvoa
 
...

O Teatro É-Aqui-in-Ócio pela 14ª Vez

O Teatro É-Aqui-in-Ócio pela 14ª Vez

Cultura | 11 Setembro 2023

 

No último dia de Agosto, foi apresentado na sede da Varazim Teatro, o 14.º Festival Internacional de Teatro da Póvoa de Varzim É-Aqui-in-Ócio, que irá decorrer entre os dias 23 de Setembro e 7 de Outubro.

A sessão contou com a presença de Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim; Eduardo Faria, Presidente da direcção da Varazim Teatro – Associação Cultural; Ricardo Silva, Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, e Manuel Meira, representante da União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso.

Descentralizar a cultura é cada vez mais uma vontade dos programadores, e o teatro que se convida a integrar o Festival, irá também ele percorrer o concelho, mais precisamente a União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai e a União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso.

Para o director do Festival, Eduardo Faria, não faz sentido, “estar a lutar contra a centralização de Lisboa e Porto, e não promover uma descentralização local, levando o teatro a mais gente no nosso concelho”. Alargar o festival às freguesias “é um sonho antigo da Varazim Teatro”. A aposta nas duas uniões de freguesias representa metade das existentes no concelho, mas são sem dúvida as mais populosas.

Por sua vez, Luís Diamantino reforça a importância do evento “de qualidade nacional” ao assumir novas realidades e metamorfoses: “Cada vez mais, temos que fazer a cultura sair da cidade e encontrar outros públicos”. O Vereador da Cultura aplaude o facto da Varazim Teatro entender descentralizar o festival e, “espalhar cultura pelas freguesias do concelho, porque vai atingir outros públicos”. Ou seja, levar o teatro às pessoas e não ficar à espera do contrário como é habitual: “Insistem, persistem e não desistem, mesmo perante os momentos de sobressalto”, concluiu.

Tal como em edições anteriores mas em maior número de espectáculos, o É-Aqui-in-Ócio conta com intérprete de Língua Gestual e com audiodescrição. Segundo Eduardo Faria, a pretensão é contar com estes recursos em todos os espectáculos já no próximo festival, dessa forma deixará de escolher “quais são os espetáculos que os cegos podem vir ver ou não”.

O Festival É-Aqui-in-Ócio volta a confirmar a presença de companhias nacionais e internacionais vindas de Barcelona, País Basco, Tui, Biscay ou Navarra. A Companhia Certa, da Varazim Teatro, volta a abrir o programa, no sábado 23 de Setembro, pelas 15h00, no salão da Junta de Freguesia de Beiriz. No mesmo dia, pelas 21h30, sobe ao palco do Garrett, a Estação Teatral do Fundão com o espectáculo “O Céu não lhes responde”. Sessão com Interprete de Língua Gestual. 

Esta 14.ª edição do evento volta a abordar os conflitos da actualidade, uma espécie de carimbo do Festival, que associa discursos, pesquisas, processos e práticas artísticas, de modo a amplificar a inquietação inerente ao tema das alterações climáticas, cada vez mais evidentes e sistemáticas, da sustentabilidade e da ecologia, uma prática que ao agarrar-se à teoria, tornou-se uma urgência. 

Para os interessados, os ingressos estão disponíveis no balcão do Cine-Teatro Garrett, nas lojas Fnac, Worten e CTT e em bol.pt

Programa: (https://cm-pvarzim.us13.list-manage.com/track/click?u=81a059317a7ab893bc0c757ef&id=7d8f2f162c&e=784c422aa9)

partilhar Facebook
Banner Publicitário