Voz da Póvoa
 
...

O Projecto Concelhio em Livro “A Várias Mãos”

O Projecto Concelhio em Livro “A Várias Mãos”

Cultura | 11 Junho 2021

O Município da Póvoa de Varzim e a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares apresentaram, no dia 8 de junho, no Cine-Teatro Garrett, o resultado do projecto concelhio de escrita colaborativa da Póvoa de Varzim, o livro ‘A Várias Mãos’.

A apresentação contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, e os Directores dos Agrupamentos de Escolas e escolas Secundárias.

Pode ler-se na informação que recebemos na redacção que:

 “A Várias Mãos” é a continuidade do projecto concelhio de escrita colaborativa promovido pelos professores bibliotecários e Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, envolvendo todos os agrupamentos escolares e escolas secundárias poveiras. As sessões foram realizadas em contexto de aula e em articulação com os respetivos docentes dos alunos, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, nos vários estabelecimentos de ensino”.

O mote do processo de escrita deste projecto foi A nossa Terra, associado à Póvoa de Varzim, com estrutura e conteúdo na modalidade de Prosa.

Em cada ciclo de aprendizagem, do pré-escolar ao ensino secundário, de cada escola ou agrupamento de escolas do concelho, foram mobilizados alunos ou turmas para o processo de escrita colaborativa e para a ilustração dos textos. Para além desses, este projeto foi ainda dinamizado pelas famílias – encarregados de educação e pais de alunos.

Criado e desenvolvido no ano letivo 2019/2020, o presente projecto não foi concluído nesse período devido aos Planos de Contingência do COVID-19 e ao consequente encerramento das escolas, com a suspensão das atividades letivas e não letivas. Ficando adiado para o início deste ano letivo de 2020/2021.

A iniciativa “A várias mãos” encontra-se inserida na Ação 4 – Elos…Trampolim para a Criatividade do Projeto PVPV – Póvoa de Varzim Promove Valores, integrado nos PIICIE (Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar) e cuja candidatura foi apresentada ao Programa Operacional Regional NORTE 2020.

partilhar Facebook
Banner Publicitário