Voz da Póvoa
 
...

O Percurso da Sombra ao Encontro do Poeta

O Percurso da Sombra ao Encontro do Poeta

Cultura | 7 Dezembro 2021

O Percurso da Sombra ao Encontro do Poeta

O poeta Jorge Velhote repetiu a viagem, mas destacou novas paisagens poéticas do livro “O Percurso da Sombra”, de J.J. Silva Garcia, com ilustrações de Teh Conceição Alexandre. Depois de uma primeira apresentação no Centro de Memória em Vila do Conde, desta vez o palco foi o pequeno auditório da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, que nesse mesmo dia, último de Novembro, completava 30 anos. Curiosamente ou não, o poeta é também arquitecto e o autor do projecto do edifício cuja função é guardar os livros e disponibilizá-los para leitura.
Há objectos de arte que nos fascinam e “O Percurso da Sombra” além de nos levar pelo imaginário poético do seu autor, oferece ilustrações carregadinhas de afecto pela mesma poesia. Há dias assim.

 O livro com a chancela da bluebook, uma aposta editorial de Lopes de Castro, vai com certeza fazer o seu caminho, tal como as palavras que ilustram quase sempre o real que encontramos ou perdemos em todos os caminhos.

O folgo maduro assinalado por Jorge Velhote, é a revelação emotiva e inspirada do poeta. É sempre mais fácil perguntar quem somos, a resposta traz a voz do leitor.

Para Silva Garcia “o poeta é aquele que encontra a beleza e a sensibilidade da palavra”. E escreveu: Os olhos com a noite inventam a luz em fios suspensos.

A voz dos poemas aconteceu numa intervenção de Isaque Ferreira, que deixou no ar outras vontades de leitura.

“A terra é uma casa, uma asa em voo – é melhor do avesso onde não há espaço para linhas de fronteira”, assina JJ. Silva Garcia.

partilhar Facebook
Banner Publicitário