Voz da Póvoa
 
...

"O Livro de Areia" tomará o tempo e a memória

"O Livro de Areia" tomará o tempo e a memória

Cultura | 6 Janeiro 2022

Há livros que foram escritos para a eternidade. Foi essa certeza que levou a Quetzal a reeditar O Livro de Areia de Jorge Luis Borges.

O número de páginas deste livro é exatamente infinito. Nenhuma é a primeira; nenhuma, a última.» Assim se descreve o incon-cebível livro de areia que dá nome à derradeira coletânea de contos de Jorge Luis Borges — publicada em 1975, há muito esgotada, é agora reeditada pela Quetzal, na coleção que utiliza os elementos do tríptico das Tentações de Santo Antão, de Hieronymus Bosch”.

«Disse-me que o seu livro se chamava Livro de Areia, porque nem o livro nem a areia têm princípio nem fim», lê-se no último dos 13 contos que compõem este volume imprevisível, enigmático, labiríntico e, ao mesmo tempo, monstruoso: um livro de areia, que tomará o tempo e a memória do leitor para sempre. Um volume de folhas incalculáveis onde, como é hábito de Jorge Luis Borges, não faltam traços autobiográficos.

A primeira das histórias, «O Outro», retoma o tema do duplo; depois, há narrati-vas sobre literaturas que conhecem apenas uma palavra, sobre amores fugazes ou a natureza e a ordenação do cosmos. Jorge Luis Borges novo e antigo, num jogo de espelhos que confunde leitor e autor.

O Livro de Areia é traduzido por Antonio Sabler e pode encontrá-lo nas livrarias a partir de 13 de Janeiro.

partilhar Facebook
459/O_Livro_de_Areia_1.jpg
459/O_Livro_de_Areia.jpg
Banner Publicitário