Voz da Póvoa
 
...

“O Espírito e a Graça de Eça de Queiroz” na Biblioteca Municipal

“O Espírito e a Graça de Eça de Queiroz” na Biblioteca Municipal

Cultura | 17 Novembro 2022

 

Na quarta-feira, 23 de Novembro, será apresentado na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, o livro “O Espírito e a Graça de Eça de Queiroz” de Luiz de Oliveira Guimarães.

A apresentação da obra será feita pela escritora Gisela Silva e a sessão contará com a intervenção da Dra. Paula Guimarães, familiar do autor.
 
“Não será arriscado afirmar que entre os nossos escritores poucos terão cultivado tão intencionalmente e tão literariamente a anedota e o dito de espírito como Eça de Queiroz e, a tal ponto, que estas duas formas da ironia e da graça surgem, com frequência, não apenas na sua conversa, nas suas cartas, nas suas crónicas ligeiras, mas na sua profunda obra de romancista”.

Segundo o autor, “A Eça de Queiroz, para que nada impedisse a celebridade de definitivamente o consagrar, não faltou sequer uma longa e variada série de anedotas e de bons ditos a firmar a sua reputação de homem de espírito. Já não são apenas as seis ou sete anedotas de que falava João Chagas reputadas essenciais para o pedestal da celebridade, são o dobro, o triplo, e os ditos, os comentários, as observações, as boutades, em que Eça era fértil, constituem um ininterrupto jardim de ironia em que temos a impressão de que, sobre as flores dum estilo admiravelmente expressivo, revoam verdadeiras vespas de oiro.”

partilhar Facebook
1799/Livro_EQ.jpg
1799/Livro_EQ1.jpg
Banner Publicitário