No âmbito das suas actividades culturais, a Fundação Dr. Luís Rainha promove o 15.º Episódio do “Ciclo Aberto”.
A iniciativa, subordinada ao tema “O escultor e a cidade” irá realizar-se no dia 11 de abril, sexta-feira, às 18h00, na sede da Fundação, na Rua da Alegria, n.º 10. Coordenado por Aurelino Costa e Sousa Lima, o 15.º Ciclo Aberto terá como convidado Helder de Carvalho, autor de diversas esculturas espalhadas na nossa cidade como é o caso das obras de homenagem a João Francisco Marques e a Fernando Gonçalves.
Helder de Carvalho nasceu em Carrazeda de Ansiães em 1954. Vive e trabalha no Porto. Licenciou-se em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes do Porto, onde, entre outros, foi aluno de Alberto Carneiro, Zulmiro de Carvalho, Fernando Pernes, Flávio Gonçalves, Álvaro Lapa e Jorge Pinheiro. Ligado ao ensino artístico, como professor do Ensino Secundário e do Ensino Superior, desenvolveu também trabalho como artista visual investigando meios de linguagem expressiva, principalmente no âmbito da tridimensionalidade. Concluiu o mestrado em “Art Craft and Design Education” pela Universidade de Roehampton – Londres, em 2006. Atualmente dedica-se exclusivamente à prática das artes plásticas com preferência pela escultura e pelos ofícios em que a modelagem constitui a técnica expressiva mais utilizada. Representado em conceituadas instituições públicas e privadas e referenciado em revistas e dicionários da especialidade.
Os Ciclos Abertos da Fundação Dr. Luís Rainha são eventos culturais de referência na Póvoa de Varzim que visam a promoção e divulgação de personalidades ligadas aos mais diversos ramos das artes e das ideias.
Fotos: Direitos Reservados