A rua é sempre um lugar de mundos. Cada pessoa pode ser grávida de pessoas tão diferentes e inquietantes que a água, a terra, o ar, o fogo seguem o consulado natural do pensamento, do desassossego, do “Ciclo Aberto” a cada fermento da arte que nos move em direcção à Fundação Dr. Luís Rainha.
No 15º Episódio realizado, no dia 11 de Abril, entre artes e ideias o convidado foi Hélder de Carvalho, natural de Carrazeda de Ansiães, vive e trabalha no Porto. Licenciou-se em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes do Porto, onde, entre outros, foi aluno de Flávio Gonçalves. Leccionou artes no Ensino Secundário e no Ensino Superior, e desenvolveu em paralelo trabalho como artista visual investigando meios de linguagem expressiva, principalmente no âmbito da tridimensionalidade. Actualmente, dedica-se exclusivamente à prática das artes plásticas com preferência pela escultura e pelos ofícios em que a modelagem constitui a técnica expressiva mais utilizada. Representado em conceituadas instituições públicas e privadas, na Póvoa de Varzim é autor das esculturas de Rocha Peixoto, professor, etnólogo, antropólogo, escritor e jornalista; Fernando Gonçalves, músico, pintor e escultor, e João Marques, professor catedrático, teólogo e historiador com obra publicada.
Depois de Aurelino Costa, que partilha a coordenação do ‘Ciclo Aberto’ com Sousa Lima, ter apresentado o artista convidado, as palavras deste não saíram esculpidas, pensadas nem trabalhadas pelo buril entre os dedos ou curvados entre o modelar do barro, mas sonorizadas entre respirações, língua e boca a escrever sons pelo ar. Hélder de Carvalho quis apenas que ficasse a ideia na sala de que falar de nós é dizer do outro que nos pertence como criadores. E sendo a arte uma explicação do trabalho contínuo de quem quer ir mais longe, haveria sempre muito para dizer e pouco a acrescentar. Gosto da ‘Explicação dos Pássaros’ de António Lobo Antunes, não propriamente das personagens do romance, mas dos pássaros.
Na plateia estava o antigo autarca e médico, Macedo Vieira, e o pintor, escultor, médico e Presidente da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira, amigos e admiradores da obra de Hélder de Carvalho que é bem capaz de partilhar os dois, o homem e o criador, o pensador e o artista.
Por: José Peixoto
Fotos: Isolina P.