Voz da Póvoa
 
...

"O comboio a vapor" Tal como o Poeta e Pintor

"O comboio a vapor" Tal como o Poeta e Pintor

Cultura | 31 Outubro 2023

 

No sábado, 4 de Novembro, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto será apresentado o livro "O comboio a vapor" de Carlos Nascimento.

O autor habituou-nos a pincelar na tela os seus poemas, mas guardou sempre lugar para as palavras, inquietações de um homem, no “percurso férreo de uma vida”. Tal como o amor, a partilha de ilustrações de alunos a traduzir os textos ou a interpretá-los, “aqui viajamos em paz, escutando o som e a musicalidade do pouca-terra, pouca-terra”, e muita poesia.

No prefácio de Luís Osório pode ler-se: “Carlos Nascimento é um livro. Quando o conhecemos, quando o ouvimos ou abraçamos, sabemos que esconde uma biblioteca de palavras, desenhos e sons. Torna-se assim ainda mais interessante passear pela pureza das ‘verdades absolutas’ na premissa de que aquilo que estamos a ler é um prolongamento do seu corpo, das suas falhas, dos seus sonhos. ‘Comboio a Vapor’ é de uma enorme simplicidade, sempre o mais difícil estado a que podemos aspirar. A simplicidade que procura em cada palavra, uma depuração que obriga à escolha criteriosa de cada letra, de cada ideia.” 

Artista plástico, poeta e pensador, viveu em Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Vila Nova de Cerveira, França e Espanha. Reside em Cascais e no Alentejo. Estudou pintura e escultura na Escola Artística do Porto. Trabalhou em Madrid com o pintor espanhol mestre José Freixanes. Escreveu textos para vários compositores/intérpretes de músicas Portuguesas / José Cid e outros. Individual e colectivamente apresentou trabalhos em mais de 80 exposições e bienais de arte em Portugal e Espanha. 

Organizou diversas exposições colectivas temáticas em Portugal e Espanha. É autor de cartazes, catálogos e ilustrações. Está representado em várias organizações hoteleiras em Portugal e Espanha e, ainda, em colecções de arte pública e privadas na Europa, América do Norte, América do Sul e Canadá.
 
Em 1985, editou um livro intitulado “Ego” com Edição de autor, em dezembro de 2017, um livro de poesia e arte, “Apenas uma Mão”, em 2019, “Caminhos de sombra”, todos publicados pela editora ‘Edições Esgotadas’ onde é autor. Nunca lhe foi atribuído algum prémio ou menção honrosa.

partilhar Facebook
2446/CNascimento_1.jpg
2446/CNascimen.jpg
2446/CNasciment.jpg
Banner Publicitário