Voz da Póvoa
 
...

O Centro Cultural de Belém Leva Serenata ao Museu Soares dos Reis

O Centro Cultural de Belém Leva Serenata ao Museu Soares dos Reis

Cultura | 9 Julho 2021

No âmbito de uma parceria estabelecida com a Direção-Geral do Património Cultural, o Centro Cultural de Belém continua a levar a sua oferta cultural ao Museus e Monumentos Nacionais de todo o país.

Na próxima quinta-feira, dia 15 de julho, pelas 21h30, será transmitido Serenata pela Orquestra de Câmara Portuguesa, no âmbito do projeto CCB – Cidade Digital. A entrada é gratuita.

A partir de duas obras extraordinárias e contrastantes — a Serenata de Tchaikovsky e a Battalia de Biber — a Orquestra de Câmara Portuguesa mergulha no universo intimista de Charles Ives e John Cage, num concerto encenado por Teresa Simas. Serenata. Sereno. Uma pergunta sem resposta: a obra misteriosa de Charles Ives (1874-1954), uma tapeçaria cósmica em forma de som. Serenar.

Uma série de harmonias, música reconstruída por John Cage (1912-1992) a partir de hinos de compositores contemporâneos da Revolução Americana de 1776. Claro. Limpo. Heinrich Biber descreve vários quadros em mote surrealista, numa explosão de cor, ímpeto, criatividade e imaginação. Pacificar, tranquilizar.

Com a sua imaginação arrebatadora, Tchaikovsky encerra as páginas da sua serenata com uma reminiscência do seu início — lembramo-nos da obra mistério de Charles Ives: uma resposta ao ruído incessante criado pela humanidade, o silêncio?

Este concerto realizou-se no dia 6 de dezembro de 2020, no Grande Auditório do CCB. A sua gravação e transmissão é feita no âmbito da candidatura europeia SAMA / Portugal 2020, que integra o projeto “CCB – Cidade Digital” e prevê uma parceria com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) ,com o objetivo de transmitir gravações de espetáculos do CCB por todo o país e permitir a novos públicos, a fruição digital de espetáculos, em lugares fundamentais da nossa cultura e identidade.

(https://hs-5228894.t.hubspotstarter-ii.net/e2t/sc2/Mm-nFbjT6b6W7STyT-7rLqTdW55mpSp5QF9jQW8065Xv79ZcnRf1KTlgd13)

partilhar Facebook
909/Museu_Soares_dos_Reis_1.jpg
909/Museu_Soares_dos_Reis_2.jpg
909/Museu_Soares_dos_Reis_3.jpg
Banner Publicitário