Voz da Póvoa
 
...

O Bino “Pescadinha” no Anzol de Deus

O Bino “Pescadinha” no Anzol de Deus

Cultura | 26 Fevereiro 2021

Albino Maio Baptista de Lima nasceu a 8 de Abril de 1937. Dirigiu algumas décadas as artes gráficas da Binográfica. Ficou conhecido por “Bino Pescadinha”, e foi um dos elementos que ofereceu o seu cantar na primeira apresentação do coro Capela Marta, onde permaneceu por muitos anos, não só dirigido pelo fundador e maestro Antoninho Marta como pelo Francisco Cunha, maestro que sucedeu ao primeiro.

Albino Lima é a partir desta sexta-feira uma memória. A sua despedida acontece no sábado às 10h15 na Igreja Matriz da Póvoa de Varzim, cidade que, em tempos de Vila, o viu nascer.
Recuperamos um texto de Abel Magalhães, elemento que canta e encanta há mais de 50 anos no coro Capela Marta.

Bino “pescadinha”!

Capela Marta a cantar,
É mocidade sem fim

disse um poeta maravilhoso, sim, desconhecido para muitos, mas muito querido para mim e para todos os capelistas. Albino Lima, o "Bino Pescadinha", um dos fundadores do Grupo Coral Capela Marta, solista incontestável pela sua linda voz, foi durante longos anos um dos pilares do coral, ajudando a catapultar o grupo para os grandes palcos da música sacra e profana. Autor do Hino da Capela Marta, com um poema fabuloso onde o grupo e a Póvoa de Varzim são elementos destacados, "Bino Pescadinha", Poveiro de todos os costados, a par com Antoninho Marta, maestro fundador, e Francisco Cunha, maestro que sucedeu a Antoninho e autor da fantástica peça musical que suporta o Hino, é merecedor de todo o carinho e homenagem dos poveiros e da Póvoa de Varzim.

Andam "poetas" à solta, digo eu...! Mais ou menos conhecidos, com mais ou menos valor (quem sou eu para os avaliar?) e temos um enorme poeta, de quase todos desconhecido, "escondidinho" do mundo, talvez pela sua modéstia, já mais próximo de um adeus de nós, a quem nunca foi dado um ABRAÇO de reconhecimento.

À falta de melhor, querido amigo e poeta, deixo-te um abraço meu, muito apertado e demorado para que, por ele, sintas o quanto gosto de ti e te admiro.
VIVA O BINO PESCADINHA!

partilhar Facebook
Banner Publicitário