Voz da Póvoa
 
...

O Arquitecto e Pintor Rui Cesariny Calafate

O Arquitecto e Pintor Rui Cesariny Calafate

Cultura | 18 Agosto 2023

 

Rui Cesariny Calafate nasceu na Póvoa de Varzim a 18 de Agosto de 1933 e celebra hoje 90 anos de memória.

Antes da inteligência artificial buscar na rede o que lá está, somos ainda do tempo em que a memória escrita era-nos mais válida e verdadeira, daí ter surripiado este pequeno texto à Biblioteca Municipal que homenageou desta forma o grande arquitecto e pintor poveiro. 

Filho do ilustre poveiro Vasques Calafate e autor da sua escultura em tamanho natural existente em frente à Capitania da Póvoa começou muito jovem a pintar e a desenhar. Acrescentaria que assim conheceu a sua amada demorando uma eternidade a desenhá-la, dessa forma conseguia tê-la mais próxima do coração e do derretido olhar. 

Licenciado em Arquitetura pela Escola de Belas Artes do Porto, assinou diversos projectos, nomeadamente o Hotel Vermar e o Café Enseada transformado num masmarro de má figura e sem respeito pelos poveiros e pelo seu original projectista.

“Rui Calafate deu sempre preferência a temas da sua terra, retratando pessoas e recordando labores do mar, cenas do lar e jogos e entretenimentos de rapazes e adultos em épocas próprias, que fizeram tradição. Ele mesmo viveu tudo isso, desde a sua infância. E quando acontece recordar esse tempo de menino e moço, os seus olhos ficam passados em busca desses cenário e desses rapazinhos à volta do castelo e na íngreme Rua António Silveira.” 

(J.M., in O Noticias da Póvoa de Varzim, 19 de julho de 1995)
Partiu para a eternidade no dia 31 de janeiro de 2016, com 82 anos de idade.

A 14 de agosto de 2005 partia também para a eternidade o antigo director da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Manuel Lopes, o grande responsável pelo regresso aos mares da réplica Lancha Poveira do Alto, "Fé em Deus", a 15 de Setembro de 1991. 

Fotos: Biblioteca

partilhar Facebook
2338/Rui_Calafate_2.jpg
2338/Rui_Calafate_1.jpg
2338/Rui_Calafate_3.jpg
Banner Publicitário