Voz da Póvoa
 
...

“No Mundo Eça” de Queiroz há Sempre Encontros

“No Mundo Eça” de Queiroz há Sempre Encontros

Cultura | 22 Dezembro 2022

 

O aniversário de nascimento do escritor Eça de Queiroz foi comemorado na sua casa pela Companhia Poveira Nós da Dança, no dia 25 de Novembro. Com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. O programa com a direcção artística de Odete Rios valeu-se da palavra poética na voz de Isaque Ferreira, João Pedro Azul e João Rios, o teatro com Luís Almeida e Miguel Marques, a música de ‘No Mundo Eça’ saiu das mãos e do piano de Sandra Santos, do violoncelo de Ricardo Januário, e do acordeão de Sónia Sobral. Da coreografia de Daniel Cardoso se revelou a dança dos bailarinos Pedro Alves e Margarida Carvalho
Na Casa Eça nenhum mistério se esconde entre a filosofia e a imaginação, apenas o conceito de obra que nos chega do autor dos Maias. Nada fica ao acaso dos dias, tudo se recebe em artística residência para escritores, bailarinos e coreógrafos. Não só se elegeu como um lugar de eleição para pequenos eventos culturais, como anualmente se inaugura ali “No Mundo Eça” a abertura da temporada 2022/2023 da Companhia Poveira Nós da Dança. 

No âmbito do aniversário de nascimento do escritor poveiro, foi apresentado no dia 23 de Novembro na Biblioteca Municipal, o livro ‘O Espírito e a Graça de Eça de Queiroz’ de Luiz de Oliveira Guimarães. Pela mesma razão o espaço da Biblioteca acolheu várias actividades lúdicas e pedagógicas especialmente dedicadas aos mais novos “Que história é EÇA?” ou ainda o atelier “Paper toys – Eça de Queirós“, que aproxima a história do autor ao imaginário tradicional dos brinquedos, dos jogos e das construções em papel.

partilhar Facebook
Banner Publicitário