Voz da Póvoa
 
...

No Diana Bar “Siza, Além da Póvoa” a Arquitectar

No Diana Bar “Siza, Além da Póvoa” a Arquitectar

Cultura | 17 Julho 2025

 

É apenas uma amostra da arte de fazer nascer novas edificações que souberam resistir ao tempo e tornaram-se páginas de uma história de vida do mais prestigiado e premiado arquitecto português, Álvaro Siza Vieira, inaugurada no dia 5 de Julho, no pólo do Museu Internacional de Arte Contemporânea, instalado no antigo Diana Bar, sob o título “Siza, Além da Póvoa”. Entre o espólio à guarda da Fundação de Serralves, responsável pela exposição, pode apreciar os projectos das conhecidas casas Beires (casa Bomba) e Alves dos Santos, habitações construídas há algumas décadas próximas da Biblioteca Municipal, mas também o inédito projecto do Fórum Eça de Queiroz que não chegou a concretizar-se por impedimento do Tribunal de Contas (ajuste directo). Destaque também para os projectos do pátio da Casa Rocha Ribeiro, na Maia, ou as janelas guilhotina da Casa Alcino Cardoso, em Moledo, Viana do Castelo.

Para Isabel Pires de Lima, presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves, é sempre um prazer estar na Póvoa, “uma cidade com o estatuto Fundador de Serralves desde Janeiro de 2008. Desde essa altura, vimos desenvolvendo actividades na Póvoa, um compromisso mútuo. Esta é a décima vez que cá estamos”. E acrescenta: “Esta exposição porém do depósito que temos em Serralves do espólio do arquitecto Siza Vieira. Futuramente, teremos em Serralves um espaço dedicado permanentemente à arquitectura”.

Por sua vez, Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, assegurou “a continuidade da parceria porque é prestigiante poder contar com a Fundação de Serralves, poder também contribuir para a fundação porque é uma obrigação de todos, os municípios na primeira linha, criarem as condições para que a fundação continue a crescer, a aumentar o seu espólio, continue a ter condições para nos deliciar com exposições como esta”.

Quanto ao Fórum Eça de Queiroz, que não saiu do projecto “Siza Vieira leu bem o espaço e motivou-se para o fazer. Por isso, vão poder ver o adiantado desse projecto e a forma como ele estava empenhado em desenvolvê-lo”.  
 
A exposição “Siza, Além da Póvoa” está aberta à sua visita até 31 de Outubro.

Por: José Peixoto
Fotos: Rui Sousa

partilhar Facebook
Banner Publicitário