Voz da Póvoa
 
...

Música do Mundo no Acordeão de Isolina

Música do Mundo no Acordeão de Isolina

Cultura | 23 Agosto 2023

 

A Música popular portuguesa e do mundo ouviu-se no acordeão de Isolina Peixoto. A bracarense que vive na Póvoa de Varzim, desde os 12 anos, e é licenciada em Educação Física pela FCDEF (Universidade do Porto), partilhou na Biblioteca de Jardim ‘Casa Manuel Lopes’, no dia 22 de Agosto, com uma plateia de gente madura as músicas do povo, que o coração guarda.

Entre as interpretações, foi explicando os ritmos, revelando os seus autores e dando a conhecer músicas do cancioneiro popular, menos conhecidas.

Isolina Peixoto que ao longo de quatro décadas foi professora de Educação Física nas escolas de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, e leccionou também aulas de natação, conciliou a sua carreira profissional com o gosto que nutre pelos trabalhos com plantas marinhas. Desde que se libertou das obrigações salariais e profissionais, dedicou-se ao artesanato – construção de "Algários" – tendo realizado algumas exposições, mas também à música – acordeão e saxofone.

A senhora dos sopros e dos teclados é autora do livro "Transforme a sua Vida pelo Movimento", da Brasília Editora.

Entre outros predicados, foi pioneira e treinadora de atletas federadas na Natação Sincronizada e possui ainda o Curso de Mergulho e Nadadora Salvadora.

Apesar das ocupações, conseguiu conciliar um tempo de voluntariado que se estendeu durante 18 anos, por várias instituições de solidariedade social na Póvoa de Varzim, nomeadamente na Santa Casa da Misericórdia.

Fotos: Rui Sousa

partilhar Facebook
Banner Publicitário