Voz da Póvoa
 
...

Museu Municipal Abriu o Cinquentenário de Abril na Póvoa

Museu Municipal Abriu o Cinquentenário de Abril na Póvoa

Cultura | 7 Abril 2024

 

Uma exposição nunca é apenas uma mostra de qualquer coisa, é uma intenção, mexer de algum modo quem a visita. No dia 23 de Março, o Museu Municipal de Etnografia e História, encheu curiosos e interessados para assistir à abertura da exposição "Póvoa de Varzim - 50 Anos: de Vila a Cidade, da Ditadura à Liberdade".

Nesta exposição unem-se duas temáticas importantes: a mostra fotográfica relativa aos 50 anos da elevação da Póvoa de Varzim a cidade, e os 50 anos da revolução do 25 de Abril de 1974, onde se pretendeu criar ambiências que remetem para a Póvoa e o modo de vida dos poveiros, antes e depois da revolução dos Cravos.

Algumas fotografias que podem ser vistas nesta exposição, integram o espólio da Biblioteca Municipal, Arquivo Histórico, Turismo, mas também alguns objectos cedidos pela cidade Galega A Guarda, entretanto oferecidas ao Museu Municipal. 

Para Deolinda Carneiro, Directora do Museu Municipal a exposição só foi possível com a colaboração de imensa gente - família Barbosa, família Quilores, família Nova, família Flores Pontes, família Madureira Pires, Foto Gomes, Rui Faria, Mário Linhares, família Pereira Moreira, “toda a colaboração prestada e documentação que se comprometeram oferecer ao Museu. Nesta exposição cada documento, cada fotografia, cada peça, conta uma história”. 

Por sua vez, o Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Luís Diamantino, sublinhou a importância de aprendermos com a história: “Nós não podemos apagar a história, as coisas aconteceram, temos é que conhecer a história. E apesar de a conhecer, caímos sempre nos mesmos erros. Passados 50 anos estamos a regredir, a voltar atrás. Temos que ter cuidado porque a liberdade não é algo que se conquista para sempre. A ideia de que podemos falar em liberdade, pensar, escrever, não é bem assim. E, é isso que temos que ensinar aos nossos filhos. Eles não conheceram o tempo antes do 25 de Abril de 1974. Temos que nos preparar de alguma forma com aquilo que fomos aprendendo ao longo dos tempos”.

A liberdade é um direito que todos têm o dever de manter ou reivindicar. A exposição "Póvoa de Varzim - 50 Anos: de Vila a Cidade, da Ditadura à Liberdade" que aguarda a sua visita até 30 de Setembro, pretendeu recriar num certo espaço do Museu Municipal o passado, para que no presente consigamos assegurar em liberdade o futuro.

Texto e Fotos: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário