Voz da Póvoa
 
...

Mostra Documental na Biblioteca – O 25 de abril na imprensa local

Mostra Documental na Biblioteca – O 25 de abril na imprensa local

Cultura | 2 Maio 2024

 

A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto apresentou uma mostra documental, O 25 de Abril na imprensa local, entre os dias 2 e 30 de Abril 2024.

Nada melhor ficar com o texto explicativo da ‘Casa da Cultura’ Poveira.

Entre os finais de 1926 e Abril de 1974, durante o período da ditadura, são vários os jornais publicados, na Póvoa.

“O Comércio da Póvoa de Varzim”, “O Progresso”, “Tradição”, “Correio de Portugal” e “ABC” (publicado, a partir do final de 1927, com o nome “A Defesa”) são títulos em circulação antes do período da ditadura e que resistem à mudança de regime. No entanto, a maioria tem uma vida breve. Por sua vez, “O Comércio da Póvoa de Varzim” mantém-se ativo até dezembro de 2011, quando encerra definitivamente. Contudo, entre 1 e 23 de agosto de 1927, este jornal vê a sua publicação suspensa pela Comissão de Censura, saindo às bancas com o nome “A Póvoa de Varzim”.

Os primeiros anos da ditadura são de grande fulgor editorial. Nessa época, surgem, na Póvoa, diversos jornais: “A Voz do Crente”, “A Razão”, “O 28 de Maio”, “Vida Livre”, “Coisas e Loisas”, “A Ortiga”, “A Propaganda”, “A Voz da Póvoa” e “A Voz dos Pacatos”. A maioria, porém, não chega a completar dez anos de existência. O jornal “O 28 de Maio” é uma exceção. Fundado em 17 de março de 1928, este periódico estava afeto ao regime, chegando, a certa altura, a exibir a divisa “Órgão da União Nacional no Concelho”. 
Durante o seu percurso, alterou várias vezes a denominação, intitulando-se, consecutivamente, “Vida Nova” (28.5.1933), “Idea Nova” (15.7.1933) e “Ala Arriba” (12.4.1952).

Este e “O Comércio da Póvoa de Varzim” são os dois periódicos poveiros que acompanham todo o período da ditadura. Mas quando se dá a Revolução de Abril, o jornal “Ala Arriba” suspende a circulação (voltará a ser publicado em 15 de agosto de 1979, mantendo-se ativo até finais de 1980).

São estes os jornais que noticiam o importante acontecimento ocorrido na madrugada de 25 de abril de 1974. É, no entanto, “O Comércio da Póvoa de Varzim” que faz a cobertura noticiosa pós-Revolução, mantendo a população poveira atualizada sobre a nova fase política, informando sobre a “Comunicação do General Spínola aos soldados das Forças Armadas”, “O Programa do Movimento de Salvação Nacional”, a “Abolição da Censura à imprensa”, a “manifestação promovida pelo Movimento Democrático da Póvoa, no sábado, dia 27 de Abril” (ver fotografia), a tomada de posse do General Spínola como Presidente da República, do Governo Provisório e das Comissões Administrativas para as Juntas de Freguesia e Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Fotos: BMRP

partilhar Facebook
Banner Publicitário