Voz da Póvoa
 
...

Miguel Sousa Neves Apresentou Pedaços de Mim

Miguel Sousa Neves Apresentou Pedaços de Mim

Cultura | 23 Dezembro 2021

O Auditório Municipal da Póvoa de Varzim encheu-se de amigos, familiares e representantes de várias instituições, mas também interessados em assistir à apresentação do novo livro de Miguel Sousa Neves, “Pedaços de Mim - nas Redes Sociais”, onde o médico oftalmologista reuniu reflexões sobre o quotidiano, a família, a relação com Deus e a natureza das coisas.

A vida é bela, não vá eu esquecer-me… é uma frase que liga ao ouvido do autor de Pedaços de Mim e talvez por isso tenha dado a primazia do palco a Aurelino Costa e Carlos Costa que brindaram o público, o primeiro a dar voz ao poema das Lanchas ‘Lusitânia no Bairro Latino’ de António Nobre, e o segundo a sonorizar “quando a onda vem, fincando-a com toda a forca, Clamam todas à urra: «Agora! agora! agora!» E, a pouco e pouco, as lanchas vão saindo (Às vezes, sabe Deus, para não mais entrar...).

Habitar este mar terreno e partilhá-lo com despreendimento é precioso, por isso, “a toxicidade, o azedo, a amargura de algumas pessoas rouba-nos a tranquilidade de caminhar no futuro. A vida na companhia de melhores pessoas, consegue melhores resultados. Temos que acreditar que ali à frente as coisas vão-se unir e acontecer”, disse o amigo José António Balau, numa viagem pela positividade do autor que escreveu ‘Bocados de Mim’ para reconstruir o Eu.
 
Também Filipe Neves não deixou de elogiar o pai e o livro que considerou “desprendido e simples. Uma compilação de várias histórias da sua vinda”, onde é também personagem real em algumas páginas. 

Os livros saem das mãos depois de trocarem impressões entre pensamentos. O autor Miguel Sousa Neves quer muitos leitores mas poucas críticas “porque me cortam aos pedaços” e prossegue “Não é de facto um livro de um escritor formal, que usa palavras escritas, com várias técnicas e estilos. É uma mistura de várias coisas que graças à Cândida Ribeiro que era jornalista, e agora guionista, e que conseguiu encaixar os meus textos num alinhamento perfeito. Eu sou uma pessoa de reflexões que põe nas palavras aquilo que às vezes sente e transforma em histórias”.

Seguiu-se um momento para a entrega de donativos, cerca de 15 Mil euros, às instituições Casa do Regaço; Instituto Madre Matilde; Mapadi, Instituto Maria da Paz Varzim; Centro Social Pires Quesado; Irmãs Franciscanas de nossa Senhora e Centro Materno Infantil do Porto.

Também João Pedro Mateus, presidente do Conselho Nacional de Governadores dos Lions, dedicou algumas palavras ao amigo: “Tem esta capacidade sedutora que faz com que capitalize muitas amizades. Realmente é um privilégio estar aqui. Pela leitura da sua obra concluo que há grandes verdades. Uma delas é a apologia do trabalho, que realmente é uma figura extraordinária e de grande importância para a construção do ser humano. O homem só se constrói como pessoa com o seu próprio esforço. Depois, o elogio da família e a sua importância na estabilidade emocional da pessoa”.

Por último, o presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira elogiou o amigo e enalteceu o que tem feito pela Póvoa e suas instituições: “É daquelas pessoas a quem recorremos muitas vezes e que para além de nunca ter tempo, é sempre muito previsível, a gente já sabe que vai dizer que sim quando lhe batemos à porta. O Miguel vai colaborando com todas as nossas instituições, quer do ponto de vista profissional, quer oferecendo donativos. Isso deve-se à sua sensibilidade e à forma como vê o mundo. O Miguel é uma pessoa de quem gostamos de ser amigos e estamos aqui para agradecer”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário