Voz da Póvoa
 
...

Memórias da Banda Musical em Livro

Memórias da Banda Musical em Livro

Cultura | 3 Abril 2023

 

Na Biblioteca Municipal, o dia 24 de Março foi da Banda Musical da Póvoa de Varzim, que celebrou em livro os 75 anos da Associação. Mas o dia hoje é da BANDA! Traduz em memória escrita e fotográfica, não só o percurso e os caminhos sonoros, mas também a fusão com a Banda dos Malhados e a Banda dos Passarinhos que eleva a sua história até aos 158 anos. Este moroso e peculiar trabalho de pesquisa, que teve as suas ajudas, ficou sobre os ombros de Adriano Cerejeira.

A primeira referência a uma Banda local que se apresentou na Póvoa de Varzim, recua a 12 de Junho de 1864. Segundo Viriato Barbosa, “saiu bem cedo dos Paços do Concelho a caminho da Matriz, por entre a multidão delirante”.

Os tempos eram outros embora a história se repita aqui e ali. Decorria o ano de 1924, a Banda sofreu uma cisão: dum lado a Sociedade Musical da Banda Povoense Concelhia, conhecida como "Banda dos Passarinhos"; do outro, a Banda Musical a Poveira, vulgarmente designada "Banda dos Malhados".

A 10 de Abril de 1947, deu-se a fusão e a continuidade na actual Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim, que ao celebrar 50 anos foi agraciada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim com a Medalha de Ouro de Reconhecimento Poveiro, pelo trabalho prestigiante e itinerante na divulgação da cultura da Póvoa de Varzim por todo o país. A Banda Musical da Póvoa de Varzim depois de viver um tempo saltimbanco tem uma sede própria, pode não ter uma vida farta, mas é servida por ricos executantes, formados na Escola de Música da Póvoa de Varzim.

A Biblioteca Municipal viveu uma das maiores enchentes de gente interessada em ouvir o Hino da Banda, pela batuta do maestro Paulo Veiga e, depois, histórias que o livro guarda e revela. Nas palavras de Paulo Sousa, presidente da associação da Banda Musical, este era um momento e um dia feliz, não só pela memória contada em livro, mas pela presença de pessoas que são, também elas, a história da Banda. Daí ter aproveitado para distinguir com a medalha comemorativa dos 75 anos o sócio honorário Joaquim Cancela, e a directora da Biblioteca, Lurdes Adriano, e Gustavo Vasconcelos, pela disponibilidade e colaboração. Quanto ao livro ‘Mas o dia hoje é da BANDA!’ para o dirigente passa a ser “o elemento mais novo da Banda Musical”.

Por sua vez, o autor do livro, Adriano Cerejeira, que foi elogiado com a medalha de prata e proposto como sócio honorário, justificou a escolha da Biblioteca para o lançamento do livro pelo facto de estar ligada às comemorações dos 50 anos da Banda, mas também de ser o guardião de muitas memórias transportadas para o livro. O professor viajou por um texto, aguçou o apetite e o livro era visível no colo das pessoas. Foram muitas as adversidades, mas “ninguém conseguiu matar a banda e vamos continuar a ver a banda a passar”.

Também o Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador da Cultura, Luís Diamantino, laureado com a medalha de prata e proposto como sócio honorário, reconheceu “o momento memorável” e ressalvou o trabalho da associação para manter “uma Banda da qual nos podemos orgulhar”, destacando a importância da Escola de Música neste trajecto mais recente. Referindo que dos cerca de 300 alunos, muitos são membros da Banda”.

Recordamos que a Banda Musical da Póvoa de Varzim, em 2022, respondeu ao convite do 44.º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, com um memorável concerto na Praça do Almada. 

Texto: José Peixoto

Fotos: Rui Sousa

partilhar Facebook
Banner Publicitário