Voz da Póvoa
 
...

25 Anos em Prol dos Estudos Regianos

25 Anos em Prol dos Estudos Regianos

Cultura | 6 Dezembro 2022

 

«Vós passareis! Eu sei que fico.» 
“O Fértil Desespero” José Régio
 
No passado dia 26 de novembro, o Centro de Estudos Regianos de Vila do Conde celebrou, na cidade que viu nascer e morrer José Régio, 25 anos de devota atividade contínua no que respeita à investigação, estudo e divulgação das obras e do legado documental que o poeta vilacondense produziu, reuniu e deixou para a posteridade.
 
A sessão celebrativa, organizada pelos elementos da Direção do CER, contou com os seguintes momentos: A Presidente da Direção, Doutora Isabel Cadete Novais, deu as boas-vindas aos convidados e lembrou, de forma retrospetiva, algumas das atividades desenvolvidas ao longo dos 25 anos de trabalhos daquela Associação distinguida como Entidade de Utilidade Pública. Seguiram-se as intervenções dos elementos convidados para a mesa: - apresentação do número especial da revista Estudos Regianos, dedicado ao tema “A Figura Feminina na Obra Regiana”, a cargo da Profª Doutora Isabel Pires de Lima que destacou alguns aspetos relevantes no conjunto de ensaios incluídos na edição; o Doutor José Cymbron palestrou sobre o título “2020 Com Régio, em Lisboa”; por último coube ao Prof. Doutor Eugénio Lisboa dissertar e chamar a atenção sobre a questão do esquecimento a que muitos dos grandes escritores são votados após a sua morte. 

Com esta singela homenagem, a Direção do Centro de Estudos Regianos fez votos que a vida do CER seja longa e próspera, esperando que as gerações futuras saibam reconhecer o valor literário de José Régio e continuem a estudar e a divulgar com o mesmo empenho e rigor o legado que José Régio deixou à cultura portuguesa. 

A iniciativa recebeu casa cheia que, para além de familiares do Escritor, contou também com a presença de representantes da Autarquia, amigos e colaboradores do CER que se deslocaram de vários pontos do país para se juntarem à modesta homenagem a esta instituição cultural.

partilhar Facebook
Banner Publicitário