Voz da Póvoa
 
...

Meditar para “Renascer” no Diana Bar

Meditar para “Renascer” no Diana Bar

Cultura | 17 Outubro 2021

Meditar, ler um livro, pode ser “Renascer” de Ana Rita Rodrigues e Carla Serrão, investigadoras na área da psicologia. A obra será apresentada no dia 6 de Novembro, às 16h00, no Diana Bar.
Ana Rita Rodrigues é psicóloga, com a especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde. É praticante de yoga e mindfulness, É instrutora certificada de Mindfulness, pelo UK College of Mindfulness Meditation e tem trabalhado com populações clínicas e não-clínicas a nível individual e em grupo.
Carla Serrão é docente na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, nas áreas de Psicologia da Saúde, Psicogerontologia e Mindfulness. Em 2001 a sua curiosidade foi inspirada pelo Budismo Tibetano, aquando do seu encontro com sua Santidade o XIV Dalai Lama. É pós-graduada em Terapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração, tendo frequentado vários programas, nomeadamente, MBSR, MBCT, MSC, Mindfulness Now e CIT.

Sinopse:

"Os tempos que vivemos podem forçar-nos a pôr em pausa os nossos desejos e projetos e fazer questionar o futuro. Perante mudanças significativas, a angústia, o medo e o sofrimento podem tornar-se dominantes nas nossas vidas.

Para reencontrarmos o caminho para a estabilidade, Ana Rita Rodrigues e Carla Serrão, investigadoras formadas em psicologia, sugerem e ensinam neste livro a prática de meditação mindfulness, num processo para nos levar ao encontro da compaixão, do altruísmo, da bondade e da generosidade.

A meditação serve para acordar em nós qualidades mentais benéficas e processos naturais de autorregulação e autoconhecimento. Mas, da mesma forma que não existem duas respirações iguais, também não existem processos iguais. O importante é encontrarmos, através da meditação, o equilíbrio para lidarmos cada vez melhor com a adversidade."
 
Prefácio de Tsering Paldron:

"Todos desejamos evitar o sofrimento e todos queremos ser felizes. Porém, parece que as condições nem sempre se reúnem para que os nossos mais ardentes desejos se realizem. Por mais que nos esforcemos, não conseguimos controlar tudo e, de vez em quando, a vida prega-nos sérias partidas. O mais recente exemplo foi esta pandemia que afetou as nossas vidas e as deixou viradas ao contrário.

Todos tínhamos projetos, viagens, coisas para fazer e, de repente, tudo ficou em suspenso. Mas esta paragem, ou, pelo menos, este desaceleramento forçado, talvez nos tenha permitido tomar consciência de algumas coisas. (…)
 
É por isso que treinar e cultivar a nossa mente é tão importante. Como esta pandemia nos mostrou, não controlamos coisa alguma. A única coisa com que podemos verdadeiramente contar é a nossa mente, e é ela que está sempre connosco, para o melhor e para o pior. Ela é a nossa melhor amiga — e a nossa pior inimiga.

Nesse sentido, saúdo este olhar atento e compassivo sobre a vida que a Ana Rita Rodrigues e a Carla Serrão propõem, e espero que inspire muitas pessoas a descobrir a quietude e a felicidade que já residem dentro de si."

Mais informações sobre o livro em:
 
https://www.2020.pt/loja/influencia/livro/renascer-meditacao-mindfulness/
 
https://renascermeditacaom.wixsite.com/renascer
 

partilhar Facebook
1048/Livro_Renascer.jpg
554/Diana_Bar.JPG
554/Biblioteca-municipal-RS0-0020.jpg
Banner Publicitário