Voz da Póvoa
 
...

Médico Cirurgião Poveiro Distinguido pelo Rotary

Médico Cirurgião Poveiro Distinguido pelo Rotary

Cultura | 29 Junho 2021

O Rotary Club da Póvoa de Varzim distinguiu no dia 25 de Junho, na sala de congressos do Hotel Axis Vermar, Jorge Casanova, cirurgião cardíaco pediátrico, especializado na área das cardiopatias congénitas e primeiro cirurgião do Mundo a operar uma criança da Faixa de Gaza, em Ramallah, na Palestina.

O médico poveiro, formado pela Faculdade de Medicina do Porto, integrou em 2018, uma missão luso-espanhola, constituída por médicos e enfermeiros do Centro Hospitalar São João e do Hospital da Corunha, na Galiza, em Espanha, para dar apoio no Hospital al Kuwaiti, em Ramallah, na Palestina, na especialidade de cuidados peri-operatórios cardíacos a crianças.

Teresa Castro Lopes, presidente do Rotary da Póvoa, destacou na pessoa de Jorge Casanova, um coração a palpitar pelo outro, com um percurso distinto nos estudos e profissão enaltecendo o seu altruísmo na ajuda a quem dos seus préstimos precisa.

Seguiram-se palavras de elogio de Jorge Caimoto e Carlos Tavares, membros do Rotary que viajaram pela memória de uma amizade duradoira com o homenageado.

Por seu lado, Jorge Casanova, agradeceu a distinção, mas salientou: “O que fiz, outros fariam o mesmo se estivessem no seu lugar e o conseguido foi graças a uma excelente equipa que em tudo colaborou”.
 
O médico fez questão de projectar imagens com a equipa de Cirurgia Cardiovascular luso-espanhola a operar crianças, mas também de forma divertida foi mostrando imagens de Ramallah ou de Israel, onde uma panela Silampos numa montra deu para gargalhar: “João Ratão não teria caído na panela se esta fosse da marca Silampos”.

Jorge Casanova revelou que, “na Palestina tudo é oferecido por outros países e por organizações não governamentais, não hão dinheiro, não há economia. Eles têm material de topo nos hospitais, mas não tem material recorrente e nestas missões levamos sempre este tipo de material”.

No final, Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Cultura, agraciou o homenageado com livros das edições Municipais.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário