Voz da Póvoa
 
...

Matriz, uma bela forma de arte

Matriz, uma bela forma de arte

Cultura | 28 Junho 2021

Na Matriz há duas razões que podiam elevar a tristeza. A primeira é não poder dar asas aos festejos dos 101 anos do Rancho do Cidral, embora este ano, as aliviadas medidas de contenção e segurança já permitiram apagar as velas, porém o extenso programa que foi pensado para o centenário, só poderá mesmo acontecer se o invisível mal nos deixar. A outra continuada tristeza é o bairro assistir à ausência da marcha na voz das suas tricanas.

Para António Quilores, presidente da Associação Cultural e Recreativa da Matriz, o tempo é de paciência e de esperança: “É complicado voltar a adiar as festas na rua, o nosso maior palco. Este ano, em reunião com a Câmara Municipal, foi possível ir mais longe e todos os bairros puderam apresentar a sua marcha num palco, propositadamente criado para ser o cenário do Porto Canal. Todos os poveiros, e não só, podem nos ver representados em dança. Também montamos o nosso trono que integrará um programa com uma entrevista a falar das festas e tradições do S. Pedro, que irá para o ar no dia 29 de Junho. Este ano, são as actividades possíveis”. 

O homem do leme da Matriz deixa uma mensagem para o bairro: “Espero que toda a gente saiba viver o São Pedro dentro das suas casas, em família e, evitar ajuntamentos. Todos percebemos que a pandemia ainda está loge do fim e quando parece desaparecer logo aparece em força, novamente. Temos que perceber que a festa é possível, mas respeitando as regras de segurança. As sardinhas podem sempre cheirar bem e forrar o estômago entre pão e vinho”.

 

Matriz, uma bela forma de arte

 

Reza a lenda que São Pedro

Ao nosso bairro chegou

Desceu pelas belas ruas

E na igreja ele entrou

 

Viu tricaninhas formosas

E o coração suspirou

São como flores amorosas

Que na Matriz encontrou

 

Vê a Matriz neste São Pedro

E suas gentes com vaidade a acompanhar

Que pelas ruas vão sorrindo

Nesta folia da nossa Póvoa do Mar

Vê a Matriz neste São Pedro

Com sua lira bordada no estandarte

É a nossa rusga que vai a passar

Um bairro um orgulho,

uma linda obra de arte

 

Entre belos casarios

Pelo Museu se encantou

Viu história, amor e cultura

E no cruzeiro parou

 

De vermelho se vestiu

Para a Póvoa triunfal

E disse: Matriz és mais bela

Tens um brilho sem igual

 

Marcha 2021

Escrita em Julho de 2020, por Paulo Sousa

 

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário