Voz da Póvoa
 
...

“Maria Poveiros” Regressou ao Cine-Teatro Garrett

“Maria Poveiros” Regressou ao Cine-Teatro Garrett

Cultura | 5 Novembro 2023

 

Foram dois dias com casa cheia, sábado e domingo, 28 e 29 de Outubro, a memória poveira pisou o palco do Cine-Teatro Garrett, com a apresentação pelo Grupo Recreativo Etnográfico Tricanas Poveiras, do musical “Maria Poveiros”, espectáculo que resulta do melhor de duas operetas, “Maria” de 1937 e “Poveiros” 1946, apresentadas nestas datas, separadamente. Desta vez, num corpo só mostrou a Póvoa do Mar, as suas gentes costumes e tradições.

As peças compostas por José Sá, com música de Domingos Pinho e Alberto Gomes, respectivamente. Recordamos que a opereta “Poveiros” foi apresentada pela primeira vez pelo grupo cénico do Orfeão da Póvoa de Varzim, no Cine-Teatro Garrett.

Entre outras reposições, em 2013, o G.R.E. Tricanas Poveiras levou ao palco “Maria” e em 2019, a opereta “Poveiros”, recuperada por José Sepúlveda e pelo violinista João Silva, que guardava alguma documentação e muita memória.
 
Desta vez, o professor, músico e compositor Abel Carriço, “Perante os diversos e insuficientes ‘achados’ musicais, a obra necessitou de uma revisão e adaptação cuidada sem retirar a beleza que a reveste em cada trecho musical, e na preservação da autenticidade”, assume o grupo Tricanas Poveiras.

Por sua vez, “a encenação teve o habitual engenho de António Pereira que também esteve à frente de um vasto elenco artístico seleccionado para esta exigente representação. Por ele, tendo sido aumentado o dito elenco em palco, a interpretação ganhou vida e cumpriu o seu objectivo”. Ou seja, ajudar a perpetuar a história poveira.

O espectáculo apresentado em três actos e 18 trechos musicais, contou com duas sessões, sábado e domingo, esta última direccionada à comunidade sénior poveira, numa oferta da Câmara Municipal e da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai. Os Vereadores Marco Barbosa e Andrea Silva, representaram a autarquia respectivamente em cada sessão.

Fotos: JCM

partilhar Facebook
Banner Publicitário