Voz da Póvoa
 
...

Maria João Pires e Júlio Resende na Abertura do FIMPV

Maria João Pires e Júlio Resende na Abertura do FIMPV

Cultura | 25 Junho 2021

Maria João Pires e Júlio Resende na Abertura do FIMPV

O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim está de regresso ao seu habitual mês, ainda que a pandemia impeça de encher as salas ou igrejas por onde a música se revela, pois apenas metade da lotação é permitida. Entre os condicionalismos, como quem passa entre os pingos da chuva, no dia 21 de Junho, o seu director artístico Raúl da Costa apresentou os nomes e os concertos que irão acontecer, entre os dias 8 e 31 de Julho, na 43ª edição do Festival que é organizado pela Câmara Municipal, com o merecido apoio da Direção-Geral das Artes.

As restrições, no entanto não impediram que a organização aumentasse o número de concertos e fizesse regressar, mais uma vez, o Jazz ao Festival. A programação traz nomes sonantes da música erudita, com destaque para a pianista Maria João Pires, que regressa a um Festival que bem conhece, desta vez para um diálogo no palco do Cine-Teatro Garrett, no dia 9 de Julho, com Júlio Resende, um reconhecido e jovem pianista do universo do Jazz. Uma abertura do Festival a prometer emoções e memória.

Para o director artístico do FIMPV, Raúl da Costa, “é uma honra promover o regresso de Maria João Pires, até porque tem actuado muito pouco em Portugal. Apenas uma vez, apresentou este concerto com o pianista da área do Jazz, Júlio Resende”.

Raúl da Costa, em 2019, no seu primeiro ano como director, fez regressar o Jazz ao Festival 29 anos depois: “Retomámos essa reaproximação. Apostámos nessa abrangência para dar a perceber os diálogos entre a música erudita e o jazz, algo que historicamente sempre esteve muito conectado”.

A conferência de abertura, como habitualmente, será proferida pelo musicólogo Rui Vieira Nery, e tem como tema “A música erudita e o jazz: Um século de Amores Clandestinos”, uma viagem que pretende também recolocar o ouvido nos concertos de jazz, que integram a programação, como o quarteto de Alina Duni na voz; Rob Luft na guitarra, Fred Thomas piano e percussões e Mathieu Michel no trompete, no dia 13 de Julho, pelas 21h00, no Cine-Teatro Garrett. Também convém não perder no mesmo palco, à mesma hora, Tigran Hamasyan Trio, no dia 17 de Julho.

O Festival apresenta argumentos suficientes para esgotar todos os concertos. No dia 10 de Julho, pelas 21h00, na igreja Matriz, Paolo Pandolfo interpreta à Viola da Gamba, Johann Sebastien Bach, um concerto único neste regresso do músico à Póvoa. A 12 de Julho, pelas 21h00, a não perder na igreja Românica de S. Pedro de Rates, o Coro Gulbenkian, com direcção musical de Pedro Teixeira. No dia 14 de Julho, na Igreja Matriz, a Orquestra de Câmara de Helsínquia e no dia seguinte, no Garrett, com início agendado para as 20h00, “O Elixir do Amor” de Gaetano Donizetti, o universo da ópera pela primeira vez no Festival.

Agora se tem o gosto adocicado pelos concertos divulgados, consulte o cartaz do FIMPV e faça a sua reserva. Recordamos que os concertos vão acontecer no Cine-Teatro Garrett, Auditório Municipal, Igreja Matriz, e Igreja Românica de S. Pedro de Rates. Estão também programadas exposições e masterclasses com alguns dos músicos participantes no festival.

No final da apresentação do evento, Luís Diamantino, Vice-presidente da Câmara e Vereador da Cultura, fez questão de destacar os 43 anos consecutivos do Festival, o que prova a sua grandiosidade: “É uma afirmação no panorama da música erudita a nível nacional e internacional e isso é um orgulho para todos nós. No ano passado, seria mais fácil não realizar, mas demos os passos seguros e mantivemos o Festival com menos concertos, mas a mesma qualidade e acabámos elogiados pela Direcção-Geral das Artes. Este ano, voltamos a manter metade da lotação, cumprindo as regras de distanciamento e o uso de máscara obrigatório, assegurando a qualidades dos concertos que é já um selo de garantia do Festival”.

A lotação das salas será reduzida a metade, mas não será preciso ter um comprovativo de teste negativo para aceder aos concertos, apenas o uso de máscara é obrigatório e a higienização das mãos. Os bilhetes, com um custo de 5 euros, podem ser adquiridos a partir de 27 de Junho em bol.pt

A direcção do Festival informou também que todos os concertos serão transmitidos, através das plataformas digitais e televisivas da RTP.

 

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário