O Museu Municipal recebeu ao final da tarde de quinta-feira, a exposição sobre “O Monte de Santa Tecla e os pescadores do noroeste peninsular” e o lançamento do livro “Marcas e Siglas dos Marinheiros da Guarda”. Esta acção foi realizada em parceria com a Associação “O Piueiro” da cidade galega de A Guarda, localidade com inúmeras afinidades com a Póvoa de Varzim, nomeadamente pela matriz piscatória da sua cultura e das suas gentes.
Podemos considerar que esta foi a primeira actividade cultural de proximidade entre os dois municípios, depois da assinatura do protocolo de cooperação que deu inicio à geminação entre a Póvoa de Varzim e A Guarda.
Nada melhor que integrar as duas actividades nas Festas de S. Pedro, o Pescador, símbolo das gentes do mar que abraçam as duas comunidades. Quantas vezes os poveiros nas velhas Lanchas aportaram em A Guarda, levados pelos temporais e ajudados pelos galegos no Alá-Arriba pelas areias acima. A seguir, na Capela de Santa Tecla, oravam e viravam a telha a pedir o vento Norte para que os trouxesse de volta à terra dos seus santos. Exposição e livro foram feitos de amor e por amor a um passado de orgulho partilhado por duas comunidades que têm tudo de união e nada de separação.