Voz da Póvoa
 
...

Livros, CDs e DVDs Voltam a Poder ser Requisitados na Biblioteca Municipal

Livros, CDs e DVDs Voltam a Poder ser Requisitados na Biblioteca Municipal

Cultura | 1951 | 28 Abril 2020

O dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de Maio, foi escolhido para reabertura do serviço de empréstimo domiciliário de livros, CDs e DVDs da Biblioteca Municipal. Para responder às necessidades dos leitores foram implementadas novas regras de utilização, que irão vigorar até à reabertura dos espaços da biblioteca.

Os utilizadores voltam a poder consultar o catálogo online da Biblioteca (http://catalogobmrp.cm-pvarzim.pt/), onde podem procurar os títulos de livros, CDs e DVDs ao seu gosto, fazendo o pedido preferencialmente através do contacto telefónico 252 616 000, do email biblioteca@cm-pvarzim.pt (mailto:biblioteca@cm-pvarzim.pt) ou através de mensagem privada na página de facebook da Biblioteca (https://www.facebook.com/bibliotecamunicipalrochapeixoto/).
Nos contactos deve mencionar o nome, número de leitor e telefone ou telemóvel.

A Biblioteca Municipal informa que “os documentos poderão ser levantados de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30, no balcão de atendimento da Biblioteca Municipal”.
 
Os utilizadores devem ter em atenção as seguintes normas de utilização:

* Poderão requisitar até cinco documentos em simultâneo;

* Os empréstimos terão a duração de 30 dias;

* Após a reserva, deve aguardar o contacto da Biblioteca Municipal para agendamento da entrega;

* O atendimento presencial será feito individualmente (apenas um leitor poderá permanecer no interior da Biblioteca);

* Os documentos a emprestar serão alvo dos cuidados e recomendações próprios de prevenção, sendo manuseados com recurso a equipamentos de proteção individual;

* As devoluções serão feitas com recurso a equipamentos de proteção individual, evitando o contacto próximo, cumprindo as regras de distanciamento social;

* Os documentos entregues serão colocados em quarentena e devidamente higienizados antes de circularem novamente;

A Biblioteca recomenda a visualização dos tutoriais de pesquisa, disponíveis aqui:

(https://vimeo.com/channels/bmrochapeixoto/34283633) (https://vimeo.com/channels/bmrochapeixoto/34284515) (https://vimeo.com/channels/bmrochapeixoto/34287646

Caso tenha dificuldade no acesso à sua área pessoal, deve enviar email para biblioteca@cm-pvarzim.pt (mailto:biblioteca@cm-pvarzim.pt), com identificação do problema e informação do número de utilizador.

Pode ainda ficar a saber que a data, de 5 de maio, é especialmente relevante por se tratar das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, conforme foi instituído, em novembro de 2019, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A Biblioteca Municipal associa-se, pois, à primeira celebração da efeméride, que irá contar, nas redes sociais do Instituto Camões (https://www.instituto-camoes.pt/) , durante o dia de amanhã, com um evento virtual resultante de uma iniciativa de parceria entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Representação Portuguesa na UNESCO, a Organização de Estados Iberoamericamos, a ONU News e a RTP.

Neste evento virtual, poderá acompanhar testemunhos de personalidades marcantes, casos do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do Primeiro-Ministro António Costa, do Chefe de Estado de Cabo Verde e Presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, do Secretário-Executivo da CPLP Francisco Ribeiro Telles e do Embaixador de Portugal na UNESCO, Sampaio da Nóvoa.

Irão marcar igualmente presença nesta comemoração da lusofonia, os escritores Mia Couto (Moçambique), Germano Almeida (Cabo Verde), Manuel Alegre (Portugal), os cantores Adriana Calcanhoto (Brasil), Dino Santiago (Portugal/Cabo Verde) e Carminho (Portugal), o futebolista Pedro Pauleta (Portugal), o canoísta Fernando Pimenta (Portugal), o cineasta Flora Gomes (Guiné-Bissau), a cientista Maria Manuel Mota, o teólogo e cardeal José Tolentino de Mendonça (Portugal) e José Ramos-Horta (Timor Leste). Haverá, ainda, espaço para um concerto com os músicos Aline Frazão (Angola), Ivan Lins (Brasil), Teófilo Chantre (Cabo Verde), Manecas Costa (Guiné-Bissau), Stewart Sukuma (Moçambique), João Gil (Portugal), Tonecas Prazeres (São Tomé e Príncipe) e Zé Camarada (Timor-Leste).

partilhar Facebook
Banner Publicitário