Voz da Póvoa
 
...

Lavorada ou a Arte de Saber Fazer Mostrou-se na Biblioteca

Lavorada ou a Arte de Saber Fazer Mostrou-se na Biblioteca

Cultura | 23 Junho 2023

 

As novas gerações só tem futuro se souberem onde o caminho começa. Por isso, o jardim da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto recebeu, no dia 18 de Junho, a terceira edição da Lavorada, um festival que juntou dezenas de artesãos e que visa desconstruir preconceitos e dar a conhecer a complexidade do tricot e crochet como potenciadores da economia local e incubadores da criação artística. A arte de lá chegar vem do passado, mas se a mantivermos no presente asseguramos o futuro. 

A conversa animou-se de património imaterial local. Por sua vez, o evento contou com workshops (crochet à portuguesa, tricot 5 agulhas, tricot, bordado, macramé e amigurumi), um piquenique, actividades para crianças, uma feira de artesanato, a exposição de fotografia “As nuvens aí em baixo”, com assinatura de Kitato, e um concerto pelo artista O Marta.

Quem quis ver de perto foi o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, que desta forma testemunhou o sucesso deste projecto, que inicialmente não queria ser mais do que um encontro de amigos. Então ainda sabes tricotar e bordar? 

A terceira edição foi mais longe e assumiu transmitir às novas gerações a arte de saber fazer e mostrar uma aprendizagem conseguida num alinhamento perfeito com os apelos à ecologia, ao consumo sustentável, à ideia de integração e pertença na comunidade, e à redução do consumismo desregulado. Como vê não dói nada, no entanto convém sempre saber dominar as agulhas.

Fotos: Admar Costa e JP

partilhar Facebook
Banner Publicitário