Voz da Póvoa
 
...

Julho é o Mês do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

Julho é o Mês do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

Cultura | 15 Junho 2023

 
O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi o palco da apresentação no dia 14 de Junho do 45º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV), que acontece entre os dias 7 e 29 de Junho. O momento contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador da Cultura, Luís Diamantino, e do Director Artístico do reconhecido evento, Raúl da Costa.
 
O aguardado cartaz tem muitas novidades e presenças inéditas de grandes músicos do Mundo que investiram toda a sua sensibilidade na música erudita, mas a principal surpresa anunciada pelo director Artístico é, sem dívida, a estreia absoluta do Ensemble Contemporâneo da Póvoa de Varzim, que sob a direcção do maestro Nuno Coelho, se apresenta no dia 16 de Julho, pelas 21h00, no Cine-Teatro Garrett.
 
Este Ensemble “nasceu não só para a criação de novas obras, mas também para uma vista de olhos nova pelas antigas obras de grandes compositores”. É segundo Raúl da Costa, um olhar e uma contemporânea “sobre as grandes obras do passado. Temos os melhores músicos e um grande maestro português, Nuno Coelho, à frente deste Ensemble, um motivo de grande orgulho”.
 
Pretende-se em cada ano, que o FIMPV acolha a interpretação de obras pelo Ensemble Contemporâneo da Póvoa de Varzim, mas o objectivo é participar em outros concertos para além do Festival. “Será um Ensemble que levará o nome da Póvoa de Varzim também além-fronteiras”, revela o Director Artístico.
 
Por seu lado, Luís Diamantino, reafirmou o exemplo do festival como um veículo de cultura que “todos os anos estamos a tentar fazer mais e melhor, mas para isso também precisamos ter mais apoio”, admitindo que “as empresas já perceberam que a aposta na cultura também tem retorno financeiro”. O Vereador da Cultura reconheceu também a importância de ter o pianista Raúl da Costa como director artístico, “é alguém que percorre o mundo inteiro em festivais do género e que tem contactos singulares com artistas”. E conclui: “Estou ansioso para que comece o Festival, porque apresenta momentos únicos de deleite para todos nós”.
 

Após a apresentação, solicitamos a Guilherme Cancujo, da organização do FIMPV, que deixasse aos leitores do jornal A Voz da Póvoa os pontos essenciais a reter em cada concerto:

7 de Julho:
Conferência Rui Vieira Nery, Musicólogo
Rodrigo Teixeira, piano
Cine-Teatro Garrett - 21:00

O FIMPV iniciará (Pelo 22º ano consecutivo) com a conferência do Prof. Dr. Rui Vieira Nery. Aproveitando a efeméride dos 150 anos do nascimento de Sergei Rachmaninoff, a conferência tem como título “um romântico perdido no tempo do modernismo”.
Pela primeira vez, as reflexões e ensinamentos do musicólogo serão intercalados por um pequeno concerto pelo jovem pianista maiato Rodrigo Teixeira, talento da nova geração e vencedor em 2022 do Prémio Jovens Músicos. Irão ser interpretadas ao piano obras emblemáticas do compositor russo como a Sonata nº 2 Op. 36, em si bemol menor.

8 de Julho:
Arianna Savall, Soprano e Harpa
Peter Johansen,Tenor
Hirundo Maris, agrupamento musical
Igreja de S. Pedro de Rates - 21:00

Finalmente o muito aguardado regresso ao FIMPV da soprano catalã.
Arianna Savall escolheu interpretar um repertório muito interessante, especificamente pensado para a Póvoa de Varzim.
Será uma “viagem” musical com “Canções de mares e oceanos, de marinheiros e viajantes que atravessam países e séculos”.
O programa intitula-se “A Rosa dos Ventos” e contará com música composta pela multifacetada catalã a partir de poemas em escocês, catalão, latim e norueguês. O grande destaque irá para o poema “Harpa e Delírio D’água” escrita pelo poveiro Aurelino Costa.
A não perder.

12 de Julho:
Rachel Fenlon (Soprano, Piano)
Cine-Teatro Garrett - 21:00

Rachel Fenlon fará no FIMPV a sua estreia em Portugal. A cantora, pianista e compositora britânica vai apresentar um recital de Lied (a canção alemã) invulgar. A intérprete pisará o palco no duplo papel de cantora e acompanhadora (de si própria).
A obra escolhida é, porventura, o ciclo de Lied mais reconhecido e aclamado pelo público: “Winterreise” – a viagem de inverno – de Franz Schubert.

14 de Julho:
Vox Clamantis, agrupamento coral
Igreja Matriz - 21:00

Um dos concertos mais aguardados desta edição. Será mais uma estreia no nosso país, desta feita pelo agrupamento vocal estónio especialista em Canto Gregoriano e Polifonia Medieval. A essência do grupo vai ao encontro da grande tradição coral existente na Póvoa de Varzim.
Vox Clamantis foram vencedores de um Grammy em 2014 pela interpretação de “The Deer’s Cry” de Arvo Pärt.
Serão interpretadas obras de Helena Tulve, Guillaume de Machaut (o célebre Kyrie da Missa de Notre Dame) e a obra de Pärt “Drei Hinterkinder aus Fatima” – três pastorinhos de Fátima”.

O maior destaque vai, no entanto, para a estreia absoluta de Four Sacred Chants de Valentin Silvestrov, obra encomendada pelo FIMPV.
Silvestrov é o mais importante compositor ucraniano da atualidade. Aos 85 anos, e após a invasão russa, viu-se forçado a deixar a sua Kiev natal para se refugiar em Berlim.
No último ano, ao longo da composição de Four Sacred Chants, o compositor confidenciou a Raul da Costa que “as palavras começam a faltar pelo estado de destruição em que a guerra deixou o meu país... as palavras irão dar lugar ao som”...
Silvestrov estará presente na Povoa de Varzim para assistir à estreia desta obra pelo que se antevê um momento de grande emotividade.
Imperdível!

15 de Julho:
Orquestra de Câmara de Colónia
Christoph Poppen, direção;
Anja Lechner, violoncello; Goran Stevanovich, acordeão
Igreja Matriz - 21:00

A igreja Matriz marcará a estreia da aclamada OCC nos palcos do FIMPV.
Dirigida pelo maestro Christoph Poppen, a OCC terá como solistas convidados a violoncelista Anja Lechner e o acordeão de Goran Stevanovitch.
Estes últimos marcarão um dos momentos mais singulares deste concerto. O desconcertante diálogo entre o violoncelo e o acordeão, dois instrumentos muito “orgânicos” pela sua proximidade tímbrica (e de “respiração”) com o ser humano. Será em “Sieben Worte” de Sofia Gubaidulina.

16 de Julho:
16º Concurso de Composição da Póvoa de Varzim
Ensemble Contemporâneo da Póvoa de Varzim
Nuno Coelho, direção
Cine-Teatro Garrett - 21:00

Este concerto simboliza um enorme grande passo para a afirmação da identidade do FIMPV. Nas palavras de Raul da Costa, “é a concretização de um sonho e de uma visão”.
O ECPV é um Ensemble composto quase na totalidade por músicos portugueses excecionais dirigidos por Nuno Coelho, maestro convidado da Orquestra Gulbenkian e maestro principal da orquestra do principado das Astúrias.
Contrariamente ao que a sua designação indicia, o ECPV não se destina apenas à execução de música contemporânea. O nome tem origem na atualidade e abrangência do repertório que pretende atingir. O grupo não se restringirá apenas à interpretação da música do nosso tempo mas, também, em explorar novas fronteiras interpretativas/artísticas muito para além desta.
A título de exemplo, na 2ª parte serão interpretadas as “4 Iberian Miniatures” compostas por Francisco Coll em 2014. Esta obra colossal inspirada em Portugal e Espanha e que será pela primeira vez tocada no nosso país, será intercalada por obras “menos contemporâneas” de Ravel, Ibert e Ysaÿe.

Na Primeira parte ouviremos “Thrust” de Sérgio Azevedo (Presidente do Júri do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim) e teremos a grande final do 16º CICPV onde serão apresentadas as obras “Suite da Camera” e “CATARZTOPH”, dos compositores finalistas, Nelson de Jesus e Gerson Batista.

19 de Julho:
Woodpeckers Quartet
Igreja de S. Pedro de Rates – 21:00

Será mais estreia no nosso país, agora pelo quarteto feminino de flautas de bisel, originário de Estocolmo.
O programa intitulado de “borrowed, not stolen” inclui vários arranjos para flautas de bisel de música de J. S. Bach, Vivaldi e de compositores escandinavos. A sonoridade única da flauta doce transforma de forma surpreendente este repertório “sem lhe acrescentar nota alguma”.
Um apontamento final para o local deste concerto, a igreja românica de S. Pedro de Rates, cuja acústica sublime, antevemos, será ideal para o volume e sonoridade do grupo.

21 de Julho:
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Pedro Neves, direção
Sasha Stychkina, piano
Cine-Teatro Garrett – 21:00


Regresso da OML ao FIMPV, desta feita para a estreia da jovem e sensacional pianista Russa de apenas 20 anos. Em Novembro de 2019, com apenas15 anos de idade, Stychkina tornou-se na mais jovem finalista e vencedora do Concurso Internacional de Piano Marguerite Long em Paris.

Stychkina, Interpretará o belíssimo 2º concerto para piano e orquestra de Dmitri Shostakovitch. A OML será dirigida pelo maestro Pedro Neves e completará o programa com obras de Mozart, Beethoven e Joly Braga Santos.

22 de Julho:
Zoltán Féjérvári, piano
Cine-Teatro Garrett – 21:00

Será a e streia em Portugal do ainda jovem e peculiar pianista Húngaro vencedor do “Concours International de Montreal”.
Raul da costa, também ele pianista, manifestou uma profunda admiração pelo trabalho de Féjérvári referindo que depois da sua estreia no FIMPV, irá, certamente, tocar muitas vezes em Portugal.                                                                                                                                                   O Programa será composto pelos “3 Klavierstücke, D946“, de F. Schubert; “4 Klavierstücke“ de J. Brahms e o “Carnaval, Op. 9“ de R. Schumann.

25 de Julho:
Ricardo Toscano Quarteto
Cine-Teatro Garrett – 21:00

À imagem dos últimos anos, o Jazz marcará também presença, este ano com um dos mais reputados agrupamentos de jazz português da atualidade, laureado recentemente com o Prémio play para álbum do ano.
Apesar da influência de Charlie Parker e da tradição “bop”, o quarteto apresenta uma linguagem fresca, personalizada e muito enérgica que, de acordo com a biografia do grupo, “conquistou a unanimidade do aplauso... Já não é só de bom jazz que se trata, mas de brilhantismo.“. A não perder.

26 de Julho:
Antje Weithaas, violino
Igreja de S. Pedro de Rates – 21:00

27 de Julho:
Antje Weithaas, violino
Thomas Hoppe, piano
Cine-Teatro Garrett – 21:00

Será o Retorno da virtuosa violinista germânica que em 2021, no FIMPV, 2 dias antes do concerto com a Jovem Orquestra Portuguesa (dirigida por Pedro Carneiro) veio substituir com enorme sucesso o solista Valeriy Sokolov, ausente por um problema de saúde de última hora.
Serão 2 recitais, no primeiro, a solo, interpretará Partitas e Sonatas, respetivamente, de J. S. Bach e E. Ysaÿe.
No dia seguinte, Weithaas, far-se-á acompanhar pelo seu pianista de eleição, Thomas Hoppe, num périplo pelas sonatas de Beethoven, Schubert, Brahms e Debussy.
Um grande programa que mostra o enorme desenvolvimento conseguido ao longo de 3 séculos de escrita para violino.

29 de Julho:
Orquestra Gulbenkian
Valentyn Uryupin, direção
Viktoria Postnikova, piano
Cine-Teatro Garrett – 21:00

O FIMPV encerrará com outro grande concerto a não perder.
Valentyn Uryupin dirigirá a Orquestra Gulbenkian no Prelúdio “A feira de Sorotchintsyi“ de M. Moussorgsky e no célebre “Pássaro de Fogo“ de I. Stravinsky, aqui na versão revista de 1945.
Para celebrar os 150 anos do nascimento de Sergei Rachmaninoff, a pianista Viktoria Postnikova, interpretará um dos mais aclamados e favoritos concertos do público: o inconfundível 2º Concerto para Piano e Orquestra, Op. 18, em dó m.
De realçar que Postnikova é multipremiada nos concursos internacionais de Chopin, Leeds, Vianna da Mota e Tchaikovsky sendo amplamente reconhecida como uma especialista na música de rachmaninoff. 40 anos depois, voltará a pisar o palco com a Orquestra Gulbenkian e pensamos que este concerto será, também ele, um concerto muito emotivo, pelo programa e efeméride a ele associada.
Encerraremos com a maior orquestra portuguesa e uma intérprete de referência mundialmente aclamada há décadas pela imprensa e pelo público.
Absolutamente imperdível.

Paralelamente aos concertos principais, teremos diversas “Manifestações paralelas” com recitais por alunos da Escola de Música da Povoa de Varzim (EMPV) e Masterclasses de Canto e Violoncelo, respetivamente, com António Salgado e Anja Lechner.
As manifestações paralelas, decorrerão ao longo de todo o mês de julho no auditório municipal.

 
Os bilhetes podem ser adquiridos a partir de 20 de junho, na BOL (https://www.bol.pt/) (€5 por espetáculo ou €40 o passe-geral). A conferência de 7 de julho com Rui Vieira Nery e Rodrigo Teixeira é de entrada livre, até ao limite da lotação da sala.
partilhar Facebook
Banner Publicitário