Voz da Póvoa
 
...

José Milhazes Apresentou A Mais Breve História da Ucrânia

José Milhazes Apresentou A Mais Breve História da Ucrânia

Cultura | 5 Dezembro 2023

 

No dia 2 de Dezembro, decorreu na Biblioteca Diana-bar a apresentação do livro "A Mais Breve História da Ucrânia - dos príncipes de Kyiv a Zelensky" de José Milhazes e Vladimir Dolin. 

A sessão contou com a presença do autor que se dirigiu a uma plateia de interessados e explicou as razões e motivações que o levaram a escrever mais um livro que entra pela história de um país. Esta breve história da Ucrânia dá a conhecer um povo que todos os dias nos entra em ‘casa’ pelas razões sobejamente conhecida.

Ucrânia: o país de que todos falamos e que todos queremos conhecer. Terra de fronteira entre a Europa e a Ásia, tem sido disputada ao longo do tempo por sucessivos senhores da guerra, reinos e impérios. Não são apenas os russos que a ambicionam - desde tempos imemoriais também por ela lutaram tártaros-mongóis, polacos, lituanos, otomanos, austro-húngaros… Que povo é este que resiste sempre à mortandade, ruína e perda a que a História e a geografia o condena? Em que acredita e o que ambiciona? Quais os seus santos e heróis?

Ao longo deste livro, José Milhazes e Vladimir Dolin apresentam-nos as grandezas e misérias, as vitórias e derrotas da Ucrânia - das origens remotas perdidas na bruma do tempo com os príncipes varegues, à importância de Kyiv e do rio Dnipro na formação do país, a especificidade da sua língua, as suas jóias arquitectónicas e os seus melhores poetas.

partilhar Facebook
2496/JM_1_n.jpg
2496/JM_2_n.jpg
Banner Publicitário