Voz da Póvoa
 
...

"Joias da Arquitetura Civil Portuguesa" Reveladas na Biblioteca

"Joias da Arquitetura Civil Portuguesa" Reveladas na Biblioteca

Cultura | 22 Março 2024

 

Há sempre alguém que guarda dentro do olhar uma vontade enorme de nos lembrar. Nas ruas erguem-se paredes, edifícios emblemáticos, arquitectura com as marcas do tempo em cada tempo. O livro "Joias da Arquitetura Civil Portuguesa: Casario de São Luís do Maranhão" de Meireles Júnior foi apresentado, no dia 14 de Março, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto e contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Luís Diamantino.

 A obra bilíngue (inglês e português) explica a arte da arquitectura pombalina, estilo que surgiu em Portugal após o terramoto que devastou Lisboa em 1755. Na altura, governava o país, o Marquês de Pombal que na reconstrução da cidade implementou uma série de reformas urbanas que mudaram o rosto à capital do império.

Meireles Júnior explicou que “esta obra visa apelar à conservação da riqueza única do Centro Histórico de São Luís do Maranhão”. O autor de dez livros lembrou o grande poeta brasileiro Ferreira Gullar (finalista do Prémio literário Casino da Póvoa, no âmbito do Correntes d’Escritas 2013) que considerou ter visitado todos os lugares onde nasceu “nas asas de um pássaro”, ao folhear as “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa: Casario de São Luís do Maranhão”.

Luís Diamantino realçou as “muitas ligações que temos ao Brasil”, bem visível na histórica “Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, do Clube dos Poveiros de São Paulo e na grande comunidade poveira e seus descendentes que reside na zona do Amazonas e de Recife”. Para o Vereador da Cultura que conhece bem São Luís do Maranhão “a cidade mais portuguesa do Brasil”, foi imperativo dar os parabéns ao autor pela extraordinária dedicação que resultou no livro “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa” ou como construir com arte.

Por José Peixoto 

Fotos: JCM/CMPV

partilhar Facebook
Banner Publicitário