Voz da Póvoa
 
...

Inauguração da Exposição “Os Desenhos do Régio”

Inauguração da Exposição “Os Desenhos do Régio”

Cultura | 2 Junho 2022

 

No início da tarde acinzentada iluminou-se o interior de uma bonita casa da rua Brito Capelo, com a abertura da exposição “Os Desenhos de Régio”.

Aconteceu nas instalações da Fundação Gramaxo de Oliveira, pelas 15H00 do dia 30 de maio e a mostra contou com uma apresentação inicial, de tonalidade informal mas cheia de rigor e muito esclarecedora, sobre os desenhos deste autor maior da literatura portuguesa do século XX.

A Professora Doutora Isabel Ponce de Leão, vice-presidente do CER (Centro de Estudos Regianos) guiou a assistência através de um percurso reflexivo muito revelador do modo estreito e solidário como escrita e desenho se entrelaçam e mutuamente se completam na obra de Régio. Realçou ainda a maneira como estes dois vetores de expressão artística evidenciam com grande coerência os eixos fundadores do pensamento regiano na sua complexidade de homem e artista dominado pela demanda obsessiva e tormentosa do absoluto.
A sessão contou com a presença de numeroso público.

Está prevista a realização de um novo encontro regiano, no próximo dia 30 de junho, pelas 17H00, com uma sessão sobre José Régio, orientada pela Profª Doutora Isabel Cadete Novais, presidente do CER.

A exposição estará aberta ao público até 30 de junho nas instalações da Fundação Gramaxo de Oliveira, de segunda-feira a sábado, no horário das 14H00 às 18H00.

Por: Afonso de Barros Queiroz 

partilhar Facebook
Banner Publicitário