Voz da Póvoa
 
...

Ilustrações do Desenraizamento dos “Migrantes” pela Esperança

Ilustrações do Desenraizamento dos “Migrantes” pela Esperança

Cultura | 19 Dezembro 2024

 


A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto acolheu no dia 7 de Dezembro, a exposição de pintura "Migrantes" de Daiana Gisel Candelieri.

As raízes só não se perdem porque se agarram à memória. No entanto, a artista de nacionalidade Argentina, através de criativas ilustrações mostra-nos o seu, nosso desenraizamento quando deixamos para trás a terra que nos viu nascer e crescer, e ficamos com uma vida marcada pela decisão de migrar na procura do amanhecer de uma nova esperança, “uma das coisas mais difíceis que um ser humano pode fazer”, pois deixa para trás “tudo o que conhecíamos, os nossos costumes, as nossas famílias e, muitas vezes, até a nossa própria identidade”.

Ao criar uma série de palpitações do coração emoldurado pela terra que acolheu a artista, nesta mostra “Migrantes”, Daiana Gisel Candelieri consegue mostrar-nos que “debaixo de toda aquela água e do vento que sopra, há uma vida, Póvoa de Varzim a cidade dos ventos, convida-o a esquecer penteados sofisticados e roupas secas. Convida a encontros debaixo de um pequeno tecto colorido. Convida-nos a cuidar dos outros, convida-nos a percorrer as suas ruas sem nos preocuparmos com nada. Sabemos que, aconteça o que acontecer, os guarda-chuvas desta pequena, mas grande cidade, darão cor a um dia cinzento.”

A inauguração contou com a presença da Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, que sublinhou o “impacto destas imagens, que demonstram o quão difícil é o caminho dos migrantes”. E acrescentou que na Póvoa de Varzim “há uma preocupação em receber bem quem cá chega para que as pessoas possam dizer que é bom viver aqui!”

A exposição de pintura "Migrantes" estará patente na Biblioteca Municipal até ao dia 28 de Dezembro.

Fotos JCM/JP

partilhar Facebook
Banner Publicitário