Voz da Póvoa
 
...

Igreja da Lapa numa Visita promovida pela Filantrópica

Igreja da Lapa numa Visita promovida pela Filantrópica

Cultura | 5 Julho 2021

Os tempos ainda não vão lá devido à pandemia, mas permitiram lá ir. Por isso, A Filantrópica retomou no dia 3 de Julho, as suas iniciativas fora de portas, com a visita guiada à Igreja de Nossa Senhora da Lapa, fundada em 1770 na zona sul da enseada para servir a comunidade piscatória.
 
Deolinda Carneiro, directora do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa, conduziu o grupo através de uma viagem pela história da construção da igreja e pela evolução da "Confraria de Nossa S.ª da Lapa,

Amparo dos Homens do Mar" (1761) para "Real Irmandade de Nossa S.ª da Assunção" (1883). Especial destaque foi dado às pinturas dos tetos, aos azulejos, aos retábulos, às devoções e às esculturas, algumas saídas das mãos do escultor João d’Afonseca Lapa.

Para além da visita à igreja, foi possível conhecer as dependências anexas, como a sacristia, a Casa da Mesa da Irmandade e a sala que albergará o futuro museu e assim observar o rico espólio de paramentos, alfaias litúrgicas, imagens e peças variadas. Muito enriquecida ficou a visita com os preciosos contributos do Rev.º Padre Nuno Rocha e de Nuno Nova, sacristão, de António Marafona, em representação da Real Irmandade, e da zeladora Teresa Marafona, a quem muito agradecemos toda a disponibilidade e simpatia. A subida ao farol, comentada pelo arqueólogo José Flores, constituiu um momento alto da visita pelas vistas proporcionadas sobre a terra e o mar, a povoação e a enseada.

Na próxima sexta-feira, dia 9, pelas 21H30, vai arrancar uma nova rubrica denominada "Latitudes - Palavras que nos ensinam", que procurará trazer ao auditório temas com profundidade, preferencialmente de importância local.

Esta sessão, a realizar na sede da Cooperativa, terá como convidada Maria de Jesus Rodrigues que abordará o tema "Póvoa de Varzim: a evolução do porto e as suas consequências político-administrativas".

As inscrições podem ser efetuadas em www.afilantropica.pt ou através do telefone 936713580.

 

partilhar Facebook
898/IMG_4072.jpg
898/IMG_4087.jpg
898/IMG_4104.jpg
898/IMG_4118.jpg
Banner Publicitário