Voz da Póvoa
 
...

Guia Literário da Póvoa de Varzim Apresentado na Feira do Livro

Guia Literário da Póvoa de Varzim Apresentado na Feira do Livro

Cultura | 9 Agosto 2022

 

A Feira do Livro acolheu, no dia 5 de Agosto, o lançamento do Mapa dos Livros – Guia Literário da Póvoa de Varzim, uma obra que buscou na memória do tempo o património literário local, feito por naturais ou escritores que habitaram o território concelhio, às vezes de passagem. Coube ao Bairro dos Livros a árdua tarefa de descobrir e encontrar as palavras, os seus autores. Se os mais sonantes nomes, como Eça de Queiroz, Camilo de Castelo Branco, Francisco Gomes de Amorim, Alexandre Pinheiro Torres ou mesmo José de Azevedo, o comum dos poveiros conhecia ou ouviu falar, dezenas de outros nos surgem da surpresa de os ter por cá.

Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador da Cultura, destacou a importância do Mapa dos Livros – Guia Literário da Póvoa de Varzim, como roteiro literário que convida o leitor a explorar a Póvoa de Varzim: “Este guia é a agulha de marear dos nossos turistas literários. As responsáveis pelo Bairro do Livros conseguiram estruturar de tal forma os autores, encadeando todas as palavras, todas as frases, todos os textos, embaralharam e deram de uma forma extraordinária. Só posso agradecer o belíssimo trabalho que fizeram”.
 
O Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador da Cultura alerta que “esta obra está incompleta, o que quer dizer que teremos que fazer uma nova edição. Esta vai esgotar e haverá outros escritores a falar da Póvoa de Varzim”. E aproveitou para dizer que “foi aprovado na última Reunião de Câmara um protocolo com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo onde será criada uma pós-graduação em Turismo Literário”. 
    
Por seu lado, Minês Castanheira, Bairro do Livros, começou por agradecer a Lurdes Adriano e toda a equipa da Biblioteca Municipal, a Manuel Pedro Quintas, Aurelino Costa e Luís Diamantino que “viu futuro onde ainda havia passado por passar a limpo”. Quanto ao Guia Literário “não pretende ser uma história da literatura da Póvoa de Varzim, isso nunca seriamos nós a fazer. Também não pretende ser um resumo de todos os escritores que por aqui passaram, de tudo o que escreveram porque isso seria impossível, para isso existe a Biblioteca da Póvoa que tem dossiês maravilhosos, onde não está tudo, mas também nunca acaba, e essa é a maravilha destes projectos”.
      
Catarina Costa, Isabel Costa e Minês Castanheira: “Somos um colectivo no Bairro dos Livros e é assim que encaramos todos os projectos”

partilhar Facebook
Banner Publicitário