Voz da Póvoa
 
...

Grémio Literário Homenageou o Poveiro Alfredo Campos Matos

Grémio Literário Homenageou o Poveiro Alfredo Campos Matos

Cultura | 21 Abril 2023

 

O Senhor Doutor António Pinto Marques, Presidente do Grémio Literário abriu a Sessão de Homenagem ao Arquitecto Alfredo Campos Matos, que teve lugar no passado dia 13 de Abril, no Grémio Literário, em Lisboa.

A Conferência "Ecite Como Deslumbramento - Alfredo Campos Matos", proferida pela Senhora Profª Doutora Isabel Pires de Lima, foi seguida dos testemunhos dos Senhores Doutor Guilherme d'Oliveira Martins, Prof. Engenheiro Eugénio Lisboa e Arq. Rui Campos Matos, filho do homenageado. O Senhor Dr. Pedro Rebelo de Sousa, Presidente do Círculo Eça de Queiroz, encerrou a Sessão.

Alfredo Campos Matos dedicou-se aos estudos queirosianos, nomeadamente com o seu magnífico Dicionário de Eça de Queiroz. Os estudos queirosianos devem-lhe este importantíssimo contributo para a compreensão da obra queirosiana.

Alfredo Campos Matos era Sócio Honorário do Grémio Literário e do Círculo Eça de Queiroz.

O arquitecto e historiador de literatura, Alfredo Campos Matos, nasceu na Póvoa de Varzim em 1928 e deixou-nos com toda a sua construção a 5 de Janeiro de 2023, contava 94 anos. Foi autor do projecto do Mercado Municipal, assim como de um conjunto de incontornáveis publicações sobre a vida e obra de Eça de Queiroz. Colaborou com o “Jornal de Letras, Artes e Ideias” e com outras publicações culturais, nomeadamente “As Artes entre As Letras”, e com o “nosso” Boletim Cultural, em 1976; mais recentemente, no nº 52 do Póvoa de Varzim – Boletim Cultural (2020).

partilhar Facebook
Banner Publicitário