Voz da Póvoa
 
...

Fundação Gramaxo de Oliveira convida Pedro Suárez

Fundação Gramaxo de Oliveira convida Pedro Suárez

Cultura | 10 Dezembro 2025

 

Pedro Suárez apresentou no dia 6 de Dezembro, na Fundação Gramaxo de Oliveira, o livro "As Pequenas Histórias de Pedro Suárez" VOL.II, ilustrado pela pintora Deborah Laranjeira. As palavras que nos convenceram sobre a obra em questão foram do Eng.º José Mário Santos, da Invicta-Livro.

A abertura e recepção aos convidados e público em geral, como habitualmente, coube ao Dr. Afonso de Barros Queiroz, que em nome da Fundação que lidera agradeceu a presença de todos aqueles que reconhecem na arte a expressão individual, inovadora e criativa, que faz da cultura matéria-prima para questionar aquilo que temos por adquirido. A Sessão contou com a presença da Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Dr.ª. Palmira Macedo.

As Pequenas Histórias de Pedro Suárez, v. 2, propõem-nos uma breve viagem – ora erudita, ora encantada, diria – pelos meandros de uma fabulística científica, em que leis naturais e conceitos abstractos são personificados em contos, e onde a moral se esconde entre equações e parábolas. (…)

Nesta obra de Pedro Suárez, como no v. 1, a magia da ciência em fábula (…) revela-se na beleza, entre travos ora doces, ora ácidos, da alegoria, da figuração sem tempo, mas com muito sentido. Porque o retorno da fábula à linguagem científica é também um gesto de liberdade epistemológica”, retirado do Prefácio de Vítor Teixeira.

“O autor, neste segundo volume, continua a oferecer-nos este presente raro: histórias que parecem simples, mas que guardam a complexidade da alma humana. Como sementes lançadas à terra, elas ficam em nós, prontas a germinar no tempo certo. (…) Tudo versado num mundo fantástico, de uma forma leve, com sentido de humor e, em simultâneo, com seriedade. (…)

Assim são estas Pequenas Histórias. Termina a leitura, mas começa o eco. Cada História é uma faísca que se esconde na memória e, mais cedo ou mais tarde, ilumina o caminho”, são alguns apontamentos do Posfácio de Maria da Conceição Viterbo.

Com curadoria da artista plástica e divulgadora cultural, Maria Paula Pinho, foi também inaugurada uma exposição das ilustrações originais da obra.

Um convidativo Porto de Honra foi servido para que a vida, a arte e a cultura nos mereça a partilha de um brinde.

 

Fotos: Rui Sousa

partilhar Facebook
Banner Publicitário