Voz da Póvoa
 
...

Fundação Cupertino de Miranda Promove Almeida Garrett

Fundação Cupertino de Miranda Promove Almeida Garrett

Cultura | 5 Fevereiro 2021

Na Fundação Cupertino de Miranda, o autor desta semana é Almeida Garrett.
 
Nasceu a 4 de fevereiro de 1799, no Porto, com o nome de João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett. Foi jornalista, legislador, poeta, escritor e o percursor do Romantismo em Portugal.

Garrett viveu toda a sua infância e adolescência na ilha Terceira, onde fez seus primeiros estudos e onde desde cedo manifestou uma forte inclinação pela literatura e pela política. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, onde adotou o nome Almeida Garrett, destacando-se como um orador notável.

Em 1820, participou na Revolução Liberal no Porto, e em 1823, obrigado pela revolução, exilou-se em Inglaterra. Nesse período, influenciado por Shakespeare, começa a escrever poemas dentro do novo estilo romântico. Em 1824 partiu para Paris, onde entre 1825 e 1826 publicou os poemas “Camões” e “A Conquista do Algarve”, que foram um ponto de partida para o Romantismo Português.

Voltou a Portugal onde foi nomeado Ministro dos Negócios Estrangeiros, no entanto, em 1828, parte para Inglaterra devido ao restabelecimento do regime absolutista por D. Miguel. Regressou à cidade do Porto, quatro anos mais tarde, como combatente da causa liberal.

Entre 1842 e 1846, escreveu, para além da sua primeira peça romântica intitulada “Um Auto de Gil Vicente”, as peças “O Alfageme de Santarém”, “Frei Luís de Sousa” e “D. Filipa de Vilhena”. Escreveu também os romances “O Arco de Santana” e “Viagens na Minha Terra”.

Almeida Garrett foi eleito deputado em 1845, e em 1851 recebeu o Título de Visconde. Foi responsável pela criação do Teatro Nacional D. Maria II e do Conservatório de Arte Dramática.

Almeida Garrett faleceu no dia 9 de dezembro de 1854, em Lisboa.    

Conheça a obra de uma das mais importantes personalidades da cultura literária portuguesa e aproveite os 10% de desconto em artigos do autor, entre os dias 5 e 11 de fevereiro, na Fundação Cupertino de Miranda.

partilhar Facebook
726/Almeida_Garret_03.jpg
726/almeida-garret_01.jpg
726/Almeida_Garrett_02.jpg
Banner Publicitário