Voz da Póvoa
 
...

Francisco José Vilar ao Piano na “Ala Música”

Francisco José Vilar ao Piano na “Ala Música”

Cultura | 25 Maio 2022

O Auditório Municipal acolheu no dia 21 de Maio, o 4º concerto do ciclo “Ala Música”. Estes concertos são organizados pela Associação Pró-Música sendo ao longo do ano um complemento ao programa do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV).

Desta vez o instrumento em destaque foi o piano e o solista o pianista portuense Francisco Vilar que foi o vencedor da categoria F (maiores de 23 anos) da última edição do Concurso de Piano da Póvoa de Varzim (CPPV).
 
O programa incluía na primeira parte obras do grande repertório pianístico do período romântico, como a 3ª sonata Opus 58 em si menor do compositor polaco Frédéric Chopin ou alguns excertos das “Cenas Infantis” Op. 15 de Robert Schumann. 

Na segunda parte, o jovem pianista interpretou obras francesas emblemáticas do século XX como a monumental La Valse de Maurice Ravel e diversos prelúdios de Claude Debussy.
Apesar dos seus 25 anos de idade, Francisco Vilar demonstrou possuir já uma enorme maturidade artística pontuada com um admirável virtuosismo e controlo sonoro. Estes atributos foram particularmente explícitos na Sonata de Chopin e na La Valse de Ravel para regozijo do público presente.
 
Francisco Vilar concluiu em 2020, o seu Masters in Music no Royal College os Music em Londres e prossegue atualmente os seus estudos em Berlim na Universitat der Kunste, com o professor Ian Jones.
 
A entrada foi livre registando o Auditório Municipal uma elevada afluência de público, como já vem sendo habitual depois do levantamento das medidas impostas pela Direcção Geral da Saúde (DGS).

O próximo concerto do ciclo “Ala Música” será já no domingo, dia 29 de Maio às 18:30, também no Auditório Municipal. Contará com a presença do quinteto de metais Unquiet Brass numa parceria com o Concurso de Trompete da Póvoa de Varzim (CTPV).

partilhar Facebook
1436/Francisco_Vilar_2.jpg
1436/Francisco_Vilar_1.jpg
Banner Publicitário